plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Aproveite as férias e não comprometa o orçamento

Com boa parte das famílias em contagem regressiva para postar nas redes sociais a famosa hashtag #partiuférias, é hora de também de pensar nos gastos que surgirão neste próximo mês de descanso. Afinal, as dívidas com viagens podem comprometer a volta à ro

Com boa parte das famílias em contagem regressiva para postar nas redes sociais a famosa hashtag #partiuférias, é hora de também de pensar nos gastos que surgirão neste próximo mês de descanso. Afinal, as dívidas com viagens podem comprometer a volta à rotina em agosto e tornar o passeio fonte de mais estresse, ao invés de relaxamento e paz.

A primeira dica dos especialistas é planejar. Quanto maior o planejamento, menores as chances de você extrapolar o orçamento. A dica vale principalmente para quem viaja com crianças. Para o economista Edson Roffé, a melhor maneira de economizar, já nas férias, é fazer o roteiro de todas as atividades com antecedência: para onde vai; com quantas pessoas; quanto tempo vão permanecer; se ficarão na casa de amigos ou em hotel; se vão utilizar carro, barco ou avião para o transporte, etc. “Se a pessoa cumpriu o que idealizou, vai voltar nesse segundo semestre com um orçamento equilibrado, mesmo gastando um pouco mais”, garante.

PROMOÇÃO

Com uma família considerada grande para os padrões atuais, o casal de servidores públicos Andrey Valois, 34 anos, e Michelle Cavalcante, 35, seguem a dica à risca. Michelle tem um filho de um relacionamento anterior. Andrey, dois. E, juntos, eles tem mais um. Somando as crianças, são 6 pessoas. Por isso, viagens, só com muito planejamento. “A gente pesquisa, verifica os passeios que vai fazer e procura não fugir muito do planejado”, diz Andrey.

Quando a viagem é de carro, por exemplo, é preciso alugar outro veículo, já que o usado no dia a dia fica pequeno para a família reunida. Outro cuidado é com hotel. “Em geral, procuramos ficar na casa de parentes ou amigos”, diz. No ano passado, o grupo foi para Fortaleza, economizaram com hotel, compraram as passagens em uma promoção e curtiram 5 dias de sol e mar.

Mãe de um menino de 2 anos e de 2 jovens de 13 e 12 anos, a advogada Andreza Cassiano, 36 anos, também precisa de planejamento. Quando viaja para as praias do Pará, como Salinas ou Mosqueiro, ela opta pela casa de amigos e leva tudo o que precisa de casa. “Na praia, os preços são mais altos e nem sempre se sabe a procedência. Então, sou um farofeira saudável. Levo água, sucos, frutas para as crianças”, conta.

Peça conselhos para quem já fez o mesmo roteiro

O fisioterapeuta Heick Cafesaque de Araújo, 32 anos, costuma viajar com os pais e a filha. “Esse é meu grupo mais frequente. Para viajarmos, procuramos definir com antecedência o local e o período”, conta. Outra dica de Cafesaque é pedir dicas aos amigos que já fizeram o passeio. Eles podem indicar lugares mais em conta e com qualidade. Quando viaja para dentro do Estado e vai de carro, a sugestão dele é levar o que puder no veículo, para não cair na tentação das comprinhas nos balneários, que acabam sendo as grandes vilãs dos orçamentos dos veranistas.

(Rita Soares)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias