plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Banho de cheiro para celebrar São João

Mingau, fogueiras, brincadeiras de quebra pote, danças e um arraial bem animado já são tradicionais nas festas juninas e, em especial, no Dia de São João, comemorado hoje. Em Belém, além de tudo isso, ainda tem o banho de cheiro, na virada de ontem para h

Mingau, fogueiras, brincadeiras de quebra pote, danças e um arraial bem animado já são tradicionais nas festas juninas e, em especial, no Dia de São João, comemorado hoje. Em Belém, além de tudo isso, ainda tem o banho de cheiro, na virada de ontem para hoje. Para as erveiras do Ver-o-Peso, a data, só perde no número de vendas dos banhos para o Réveillon.

As misturas feitas com flores, cascas de madeira, folhas, paus e essências prometem muitas conquistas como dinheiro, paz, saúde e, até mesmo, a volta de um amor antigo, ou um relacionamento amoroso duradouro e feliz. Iranilda Siqueira, 58 anos, vende ervas há 30 anos no Ver-o-Peso. Ela explica que o banho é uma forma de pedir ao santo coisas boas. “Ele atrai energias positivas”, afirma.

Na expectativa de atrair boas vibrações para o resto de 2017, o casal de turistas de São Paulo, Sirlene Aparecida dos Santos, 48, e Rinaldo Pereira, 53, aproveitou a visita a Belém e garantiu o famoso banho de cheiro. “Viemos pagar o nosso e entrar na tradição paraense”, conta a dona de casa. Com fé, o militar aposentado afirma: “Se dá certo para todo mundo, pra mim vai dar também”, brinca. Já para a aposentada Nelma Lopes, de 74 anos, o banho é indispensável nesta data. “Todos os anos eu estou comprando. É bom, traz paz”, diz.

Positivo

A erveira Maria dos Anjos, 67 anos, trabalha no Ver-o-Peso há 45. Ela explica que o banho só funciona para aqueles que têm fé. “Não adianta passar sem ter o pensamento positivo e acreditar que as coisas vão dar certo”, conta. O ideal é fazer a mistura em um recipiente e usá-la do dia 23 para o dia 24. Há infusões preparadas em garrafas, que são vendidas a partir de R$ 6. Mas, caso o devoto não tome o banho na virada, ele pode banhar-se durante o dia.

“O banho faz parte da nossa cultura e já virou uma tradição dos paraenses”, lembra Maria dos Anjos, que veste trajes juninos durante o período para receber seus clientes. “O mais interessante é que as pessoas que tomam os banhos sempre voltam e agradecem porque algo de bom acontece”, reforça a erveira, que segue a profissão de sua mãe e passa para a filha.

São João

São João é conhecido como o santo festeiro. Dia 24 junho é a data do seu nascimento.

Segundo a Bíblia, João Batista foi profeta e primo de Jesus Cristo, além de ter previsto o advento do Messias e fazer o seu batismo.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias