plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Biometria: TRE inaugura mais um posto em Belém

Nas próximas eleições, em 2018, todos os eleitores de Belém serão obrigados a terem o cadastramento biométrico. Caso contrário, terão seus títulos cancelados e complicações no CPF. Para dar celeridade no processo, ontem, foi inaugurado, na capital paraens

Nas próximas eleições, em 2018, todos os eleitores de Belém serão obrigados a terem o cadastramento biométrico. Caso contrário, terão seus títulos cancelados e complicações no CPF. Para dar celeridade no processo, ontem, foi inaugurado, na capital paraense, o maior posto de coleta de biometria do País. Com uma estrutura de 50 guichês e 200 atendentes, o posto, instalado no Galpão 10 da Companhia Docas do Pará (CDP), no bairro do Reduto, tem capacidade para atender até duas mil pessoas por dia e o melhor: sem agendamento.

Aos 68 anos, Ana Maria dos Santos nunca deixou de votar. Para ela, a garantia dos seus direitos inicia nas urnas. “É nosso papel escolher a pessoa que vai nos representar”, afirma. Ela chegou ao novo posto às 8h30 e, em 20 minutos, atualizou os seus dados. “Foi rápido e fácil. Agora, é só esperar ano que vem e usar o dedo”, brinca. Para evitar transtornos de última hora, o autônomo Raimundo Costa Cardoso, 58 anos, também se adiantou. “Peguei uma fila pequena e foi bem tranquilo”, disse.

ATENDIMENTO

Com o posto da CDP, a estimativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é que ao menos 6 mil pessoas sejam atendidas por dia contando com os outros 8 postos, em Belém. Assim, a meta é alcançar 80% do eleitorado da capital antes do fim de 2017. A desembargadora Célia Regina Lima, presidente do TRE do Pará, afirma que o posto foi criado para agilizar o processo de cadastramento biométrico e facilitar o acesso do eleitor.

“Ele está em uma localização central, para que as pessoas tenham facilidade para comparecer, e, assim, coletarmos o maior número de biometria”, explica.Além de Belém, os municípios paraenses de Santa Maria das Barreiras, Conceição do Araguaia e Floresta do Araguaia também terão a votação biométrica obrigatória em 2018. Paralelamente, outras 33 cidades paraenses fazem o cadastramento, mas, a votação com o título ainda será permitida no próximo pleito. Ao total, o TRE espera que ao menos 2 milhões de eleitores no Pará sejam identificados pela biometria. O recadastramento se encerra em março do ano que vem.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias