plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Criminosos usam o nome da Receita Federal

Após receber denúncias de vários contribuintes, a Receita Federal (RF) alerta a população para um golpe que está sendo realizado. Uma falsa correspondência tem chegado em residências de contribuintes, como se fosse um documento oficial do órgão, que intim

Após receber denúncias de vários contribuintes, a Receita Federal (RF) alerta a população para um golpe que está sendo realizado. Uma falsa correspondência tem chegado em residências de contribuintes, como se fosse um documento oficial do órgão, que intima o remetente a acessar um link suspeito para fornecer seus dados pessoais e bancários.

“A primeira coisa que precisa ser dita é que a Receita Federal não envia cartas, e-mails ou mensagens ao contribuinte em nenhuma circunstância”, esclarece Luiza Pinto, supervisora regional do Imposto de Renda da RF. Além disso, a Receita não solicita nem lida com dados bancários de seus contribuintes em seu cadastro, a não ser na Declaração de Imposto de Renda, a critério do próprio contribuinte, para fins de débito automático ou depósito de restituição do imposto.

“É uma fraude e nos pegou de surpresa”, comenta a supervisora. “Até então, esse tipo de golpe era feito por e-mail, situação que já tínhamos esclarecido”, continua. Ela orienta a todos que receberem a correspondência a destruir o documento e jamais acessar nenhum dos endereços eletrônicos fornecidos.

LINK

“Não sabemos da natureza desse link e pode muito facilmente ser um vírus ou malware que exponha seu computador e seus dados a criminosos”, alerta. A carta usa informações falsas para convencer o contribuinte de que precisa atualizar seus dados cadastrais. Luiza reforça que a Receita não entra em contato para fazer esse tipo de cobrança. “É importante que todos fiquem cientes da fraude, se previnam e compartilhem a informação para que ninguém caia no golpe e tenha seus dados roubados”, acrescenta a supervisora.

SERVIÇO

Caso o contribuinte sinta a necessidade de fazer uma regularização, ele pode procurar um dos conveniados da Receita Federal, no caso, o Correios, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, ou acessar o endereço eletrônico.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias