plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Acesso ao aterro de Marituba permanece fechado

Moradores do entorno ao aterro sanitário de Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB) permanecem acampados no local que dá acesso a área onde os resíduos são despejados. A interdição foi iniciada às 17h desta quinta-feira (22). De acordo com infor

Moradores do entorno ao aterro sanitário de Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB) permanecem acampados no local que dá acesso a área onde os resíduos são despejados. A interdição foi iniciada às 17h desta quinta-feira (22).

De acordo com informações de Hélio Oliveira, do Fórum Permanente Fora Lixão de Marituba, a previsão é que a liberação ocorra ainda na tarde de hoje (23), mas tudo depende de diálogo.

"Estamos aguardando o retorno da interventora. Precisamos da certeza de que haverá uma nova audiência pública com o governo do estado, a secretaria de meio ambiente, o Ministério Público, OAB, UFPA, a Revita e outras entidades", disse Hélio.

O manifestante informou ainda que as principais reivindicações estão ligadas ao não cumprimento do que foi debatido na audiência realizada após o primeiro protesto feito no início do ano.

"Já são quase 120 dias após o protesto e os problemas continuam. O odor continua, os problemas respiratórios continuam. As promessas de uma data limite para o fechamento, de uma outra área para onde o lixão será transferido. Nada disso foi cumprido, por isso reivindicamos uma nova audiência pública", completou afirmando que a continuidade do lixão trará consequências incalculáveis no futuro para o meio ambiente do município.

PROTESTO

No protesto, os manifestantes utilizam pedaços de paus e pneus para impedir que os caminhões passem.

Segundo Hélio, somente caminhões de coleta do bairro Uriboca estão passando. Os vindos de Belém, Ananindeua e Marituba estão proibidos de seguir.

GUAMÁ

Através de nota, a empresa Guamá Tratamento de Resíduos, responsável pelo aterro, diz que a paralisação das atividades é resultado da ação de grupos isolados, que fecharam o acesso ao empreendimento.

A nota segue informando que a empresa repudia e lamenta o ocorrido e classifica o bloqueio como mais um episódio de uma série de tentativas recentes de boicote contra suas operações.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias