plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Anestesiologistas de Belém param atividadades

Pacientes dos hospitais da rede de saúde pública municipal, em Belém, que forem fazer procedimentos agendados, como cirurgias e exames que necessitem de anestesias, podem ter dificuldades. O motivo é que, a partir de hoje, médicos anestesiologistas, que p

Pacientes dos hospitais da rede de saúde pública municipal, em Belém, que forem fazer procedimentos agendados, como cirurgias e exames que necessitem de anestesias, podem ter dificuldades. O motivo é que, a partir de hoje, médicos anestesiologistas, que prestam serviços para a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), vão paralisar suas atividades, por tempo indeterminado. Apenas os casos graves serão atendidos pela categoria.

A paralisação, segundo a categoria, é um protesto porque a Prefeitura de Belém não estaria pagando, há 10 meses, os honorários referentes aos procedimentos realizados. A Sesma foi notificada há 1 mês, pela Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas no Estado do Pará (Coopanest-PA), sobre a suspensão dos serviços. Porém, não houve negociação.

“Não queremos fazer isso com a população. Não é nosso objetivo prejudicar ninguém, mas somos trabalhadores e precisamos receber”, argumenta uma médica, que preferiu não ser identificada. A suspensão das atividades também foi informada ao Conselho Regional de Medicina (CRM-PA) e ao Ministério Público Estadual (MPE), pelo Coopanest-PA. “Esta é uma maneira de pressionar a Prefeitura para que faça o nosso pagamento”, completou.

ATENDIMENTO

Os anestesiologistas não são funcionários da Sesma. Eles recebem por cada atendimento realizado. Entretanto, os atuais valores dos procedimentos, tabelados pelo Ministério da Saúde (MS), estão sendo questionados pela classe, porque não há reajuste há 10 anos.

A Prefeitura também paga um acréscimo ao valor fixado pelo MS, mas que segue sem reajuste. “Esse bônus está congelado há 6 anos. Cobramos o aumento dele”, conta a médica. No Estado, há 224 cooperados, que atendem os hospitais públicos e particulares. A categoria afirma que não falta efetivo em Belém. A Sesma foi procurada, mas não se manifestou até o fechamento desta edição.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias