plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Incêndio em Portugal teve "mão criminosa"

O chefe da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, afirmou nesta quarta-feira (21) ter visto uma "mão criminosa" como causa do incêndio florestal que deixou 64 mortos e 204 feridos no centro de Portugal. Soares contestou publicamente a informa

O chefe da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, afirmou nesta quarta-feira (21) ter visto uma "mão criminosa" como causa do incêndio florestal que deixou 64 mortos e 204 feridos no centro de Portugal.

Soares contestou publicamente a informação oficial do governo de que o fogo teve início por causa de uma trovoada seca –fenômeno atmosférico que ocorre em caso de altas temperaturas e baixa umidade–, quando um raio teria atingido uma árvore.

A declaração foi feita em uma entrevista a uma rádio e, horas depois, repetida pelo bombeiro na televisão.

Ele disse ver com estranheza a rapidez com que a Polícia Judiciária (PJ), responsável pela investigação, determinou que o incêndio teve causas naturais. O diagnóstico das causas do fogo foi anunciado pela PJ cerca de oito horas depois do começo do fogo, no sábado (17).

"Gostaria de ver isso apurado melhor porque, quando se viu a trovoada, o incêndio já estava com mais de duas horas de ignição", afirmou. A Polícia Judiciária disse que vai convocar o líder dos bombeiros para apresentar sua versão.

RESCALDO

Segundo as autoridades portuguesas, o incêndio na região de Pedrógão Grande já está em situação de rescaldo. "O fogo não vai progredir mais do que já progrediu. Vamos nos concentrar no interior do perímetro", disse o chefe da Proteção Civil de Portugal, Vítor Vaz Pinto.

"Vamos ter situações dentro bastante complicadas, mas temos a certeza de que o incêndio não vai progredir mais do que isso", completou Vaz Pinto. Ele afirmou que, mesmo assim, irá manter na região todos os meios necessários para controlar o incêndio.

Os mais de 2.000 bombeiros que atuavam na região tiveram uma ajuda da natureza desde a noite de terça (20). As temperaturas diminuíram, os ventos ficaram menos intensos e, em alguns momentos, houve chuva intensa na região. Agora, o país começa a cobrar das autoridades respostas para a tragédia.

FOGO CONTINUA

Embora controlado na região de Pedrógão Grande, os incêndios continuam em vários outros pontos de Portugal. A situação mais preocupante é em Góis –concelho vizinho à região onde houve a tragédia–, que ainda tem duas frentes de incêndio ativa: em Pampilhosa e Arganil.

Nesta tarde, todas as 16 aeronaves de combate as chamas estão concentradas em conter o fogo nesta região, onde 27 aldeias foram evacuadas preventivamente.

FUNERAL

Às 18h desta quarta (14h de Brasília), acontece a cerimônia religiosa e o enterro do bombeiro Gonçalo Correia, 40, que morreu combatendo o incêndio. O funeral, que acontece em Castanheira de Pera, recebeu uma caravana de políticos e autoridades.

Além do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa, vários ministros, secretários de Estado e os líderes dos principais partidos políticos portugueses marcam presença na cerimônia.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias