plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Paradas sucateadas são problemas e risco em Belém

O forte sol ou a pesada chuva em Belém castigam mesmo quem precisa espera apenas poucos minutos nas paradas de ônibus pela chegada do coletivo. Nessas horas, a sombra e teto ofertados pela cobertura das paradas são a melhor opção. Ou será que não? Pontos

O forte sol ou a pesada chuva em Belém castigam mesmo quem precisa espera apenas poucos minutos nas paradas de ônibus pela chegada do coletivo. Nessas horas, a sombra e teto ofertados pela cobertura das paradas são a melhor opção. Ou será que não? Pontos de ônibus sucateados ou simplesmente inexistentes na cidade deixam grande parte da população, literalmente, sem cobertura.

É visível que as paradas de ônibus não passam por manutenção há anos: há muita sujeira, ferrugem, bancos quebrados, estruturas tortas. Em alguns casos, os locais estão tão depredados a ponto de colocar a população em risco.

Um desses casos é o da parada de ônibus localizada na avenida Augusto Montenegro, próximo à passagem Hélio Pinheiro de Almeida, no bairro do Parque Verde. A estrutura que deveria servir como assento e cobertura para os passageiros no local está se desprendendo do chão, tombando em direção à pista, assustando quem passa pela local com o risco de queda (foto acima).

Estruturas sucateadas também são encontrados em outros pontos, como na avenida Generalíssimo Deodoro, próximo à rua Diogo Moia, em frente à Escola Estadual Dr. Freitas, onde o teto da parada de ônibus está tomado por buracos. "Não é difícil encontrar uma parada de ônibus quebrada na cidade. É um buraco no teto, o banco está quebrado, a lixeira do lado não tem fundo...", afirma o estudante Wellington Silva.

Estruturas quebradas, como na avenida Generalíssimo Deorodo, também causam transtornos e indignação aos usuários. (Foto: reprodução/Twitter)

Todos os dias Wellington faz a viagem entre sua casa, no bairro do Jurunas, o trabalho e a faculdade, quando flagra diversos problemas, inclusive a completa falta de estruturas a quem espera os ônibus. "No caminho sempre dá pra ver o pessoal amontoado em marquises, pra fugir do sol, já que não tem parada de ônibus ou ela não tem teto. É um sufoco", completa Wellington.

Nas redes sociais, diversos moradores de Belém também fazem reclamações constantes sobre as paradas de ônibus da cidade, faça sol ou faça chuva.

"É uma tristeza imensa ver que eleitores colocaram nossa cidade sob administração de políticos que são têm compromisso com o povo. Será que ninguém vê que Belém está 'entregue às baratas?'. As paradas não funcionam, é mato por todo lado, trânsito caótico, hospitais em meio ao caos, insegurança... nosso prefeito precisa olhar pela cidade e fazer alguma coisa; e o povo precisa reagir!", desabafa a administradora Gláucia Dias.

E nas paradas de ônibus que você utiliza, como está a situação?

RESPOSTA

Confira a nota da Semob na íntegra:

A Prefeitura de Belém informa que, só em 2016, 100 novas paradas foram instaladas pela Secretaria Municipal de Urbanismo em pontos determinados pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, sem contar a manutenção das demais, que é um trabalho contínuo, visto que os abrigos são alvos fáceis de vândalos. Os abrigos danificados citados na reportagem serão colocados no cronograma de manutenção e/ou substituição, dependendo do caso.

Sobre os pontos sem abrigo, a Prefeitura de Belém informa que, atualmente, existem 1.513 pontos de paradas de ônibus em Belém, sendo 570 com abrigo. Porém nem todos os pontos de parada comportam abrigos, cuja instalação depende de requisitos técnicos como demanda de usuários, distância entre uma parada e outra, largura de calçada, presença de garagens às proximidades, calçadas com tombamento pelo patrimônio histórico etc., e a escolha de locais com marquises às proximidades é, em muitos casos, uma opção para garantir o mínimo de abrigo em locais que não comportam a estrutura física de uma parada.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias