plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Terminal do BRT é inaugurado, mas obras continuam

A Prefeitura de Belém inaugurou neste sábado (17) o terminal do BRT no bairro de São Brás, em Belém, mesmo sem as estações terem sido concluídas. Os exemplos são as estações Império Amazônico e Tavares Bastos, prometidas pela Prefeitura que seriam entreg

A Prefeitura de Belém inaugurou neste sábado (17) o terminal do BRT no bairro de São Brás, em Belém, mesmo sem as estações terem sido concluídas.

Os exemplos são as estações Império Amazônico e Tavares Bastos, prometidas pela Prefeitura que seriam entregues junto com o terminal - totalizando sete estações ao longo da avenida Almirante Barroso -, mas os locais ainda seguem em obras.

Após 10 meses de obra, segundo a Prefeitura de Belém, a partir desta segunda-feira (19), em caráter experimental, ônibus que fazem as linhas de Icoaraci e Outeiro com retorno em São Brás passarão a utilizar a estrutura do terminal, já com pagamento de passagem do lado de fora do veículo e possibilidade de integração ao ônibus BRT.

De acordo com a Prefeitura de Belém, o terminal Mangueirão funciona de 6h às 20h de segunda a sexta, e sábado de 6h às 15h. Já o terminal São Brás funcionará diariamente de 6h à 0h. Os ônibus BRT circulam com integração de 8h às 17h de segunda a sexta e de 8h às 14h aos sábados.

Ainda segundo a Prefeitura, os usuários que acessarem o sistema pelos terminais (Mangueirão e São Brás) pagam a passagem nas catracas fora dos ônibus. "Uma vez dentro do sistema, o usuário pode fazer integração física nos dois terminais com qualquer ônibus BRT ou qualquer ônibus comum ou expresso que já está integrado ao sistema, pagando uma única passagem", informou o ente.

As linhas que entrarão no Terminal São Brás são: Icoaraci-São Brás; São Brás-Paracuci I; Icoaraci-São Brás-Paracuri II; Itaiteua-São Brás e Outeiro-São Brás.

Em uma próxima etapa - não divulgada pela Prefeitura -, essas linhas sairão de seus pontos de origem e irão apenas até o Terminal Mangueirão, onde irão alimentar o BRT e retornarão aos bairros, não vindo mais à São Brás.

PREFEITURA DE BELÉM

O DOL questionou a Prefeitura de Belém sobre alguns pontos relacionados à inauguração do BRT como, por exemplo, por que o terminal foi anunciado mesmo sem a conclusão das estações. Por meio de nota, a prefeitura alegou que "as obras civis nas estações da avenida Almirante Barroso já estão sim finalizadas, inclusive os tapumes de isolamento já foram retirados para liberação completa da canaleta do BRT até São Brás. As duas últimas estações concluídas, a Tavares Bastos e Império Amazônico, estão recebendo apenas retoques finais e detalhes de acabamento no interior delas".

A prefeitura ainda afirmou que "nesta etapa experimental de funcionamento da integração do BRT em São Brás, as estações serão colocadas em operação gradativamente, sem prejuízos a operação do sistema. O mais importante para a integração Augusto Montenegro/Almirante Barroso é o funcionamento do Terminal São Brás, inaugurado hoje".

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias