plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Abandonado, Memorial da Cabanagem ganha até sofá

Há tempos que o Memorial da Cabanagem, único projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer em solo paraense, é o retrato do abandono e da depredação do patrimônio público, em Belém. Sem a possibilidade de ser visitado pela maioria da população, o Mem

Há tempos que o Memorial da Cabanagem, único projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer em solo paraense, é o retrato do abandono e da depredação do patrimônio público, em Belém.

Sem a possibilidade de ser visitado pela maioria da população, o Memorial, construído em 1985, na tentativa de preservar a história e a luta do povo cabano, o monumento serve hoje como moradia para pessoas em situação de rua.

Se a condição parecia estranha, um flagrante feito por um internauta e enviado ao DOL mostra que a situação piorou.

Abrigo de dependentes químicos, um sofá foi avistado em baixo da estrutura que faz alusão a um dedo que aponta para o infinito em meio ao complexo viário do Entroncamento.

Desta forma o Memorial se tornou uma espécie de sala de estar das pessoas que vivem ali sem o menor incomodo das autoridades.

O DOL solicitou nota à prefeitura de Belém e aguarda uma resposta sobre o abandono ao qual o monumento se encontra, se há ações a serem realizadas e o que deve ser feito sobre a nova forma que os usuários do local vem tratando o espaço.

O DOL também tentou contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan), mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias