plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Alcoólicos Anônimos completa 46 anos no PA

O único requisito para participar é ter a vontade de parar de beber. Em qualquer um, dos cerca de 130 grupos dos Alcoólicos Anônimos (A.A.) espalhados por Belém, a rotina se baseia, entre outros princípios, nas trocas de experiências como meio para se ref

O único requisito para participar é ter a vontade de parar de beber. Em qualquer um, dos cerca de 130 grupos dos Alcoólicos Anônimos (A.A.) espalhados por Belém, a rotina se baseia, entre outros princípios, nas trocas de experiências como meio para se reformular a própria vida. Amparo de quase 100 mil membros no Brasil, a instituição completa, em 2017, 70 anos de existência no País (leia no box ao lado).

No Pará, o A.A. completa 46 anos de fundação neste mês e reúne de 5 a 6 mil membros. Mantendo o anonimato, evidenciado pelo próprio nome da irmandade, o coordenador do Comitê Trabalhando com os Outros (CTO), do A.A. no Pará, explica que, desde o surgimento até hoje, a irmandade não cobra qualquer taxa de seus membros.

A pessoa que identifique ter problemas com o álcool pode comparecer às reuniões de um dos grupos existentes no Estado. “O A.A. é uma irmandade de homens e mulheres, pessoas de todas as crenças, de qualquer profissão”, destaca. Participando das reuniões há 27 anos, o coordenador conta que, quanto maior for a frequência do membro às reuniões, mais eficazes serão os resultados. “É a frequência que ajuda a pessoa a se recuperar. O alcoolismo é uma doença incurável, progressiva e com determinações fatais. Aqui, nós vivemos um dia de cada vez”.

EXEMPLOS

Membro há 18 anos, o secretário da diretoria do A.A. no Pará - que também pede para não ser identificado – acredita que os exemplos dos membros do grupo são fundamentais para que se mantenha a força de vontade necessária. Além de motivar pessoas que possuem a doença do alcoolismo, é necessário fazer entender que a luta será para a vida toda.

O secretário conta que o programa é formado por 36 princípios, dentre os quais são evidenciados 12 passos para que a pessoa recomponha a vida. Ele conta que esses fundamentos são revisitados por ele constantemente. “Durante muito tempo eu mudei o caminho de volta para casa para não passar por um bar. Mas, não se pode viver dentro de uma redoma”, aponta. “Temos de aprender a conviver com essas situações e, por isso, continuo em contato com os princípios e participando das reuniões”, afirma.

AJUDA POR MEIO DE FERRAMENTA DA INTERNET

Em comemoração aos 70 anos de fundação, os Alcoólicos Anônimos lançaram outro canal de ajuda às pessoas que têm dependência do álcool. O “Amigo Anônimo” é um robô do messenger do Facebook por onde os interessados podem interagir. O anonimato exigido nos grupos de apoio é mantido pela ferramenta, já que as conversas são confidenciais. O coordenador do Comitê Trabalhando com os Outros (CTO) do A.A. no Pará explica que a principal intenção do “Amigo Anônimo” é atingir o público jovem.

JOVENS

“Cada vez mais jovens estão chegando mais rápido ao alcoolismo e o jovem é o principal usuário do Facebook”. A página foi lançada em abril. As conversas mantidas entre os interessados são realizadas inbox. O sistema oferece orientações básicas sobre como lidar com a doença e repassa informações sobre atendimento. “Se a pessoa fizer essa solicitação, ele é capaz de identificar a localização da pessoa e indicar onde está o grupo de apoio mais próximo dela”, diz.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias