plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Desemprego pode aumentar violência no Estado

O aumento do desemprego no país – total de 14,2 milhões de brasileiros desempregados - vem ocorrendo com intensidade diferente entre as regiões e os Estados brasileiros. A região Norte foi a que teve a maior taxa de crescimento no desemprego, com 27% no p

O aumento do desemprego no país – total de 14,2 milhões de brasileiros desempregados - vem ocorrendo com intensidade diferente entre as regiões e os Estados brasileiros. A região Norte foi a que teve a maior taxa de crescimento no desemprego, com 27% no primeiro trimestre de 2017, em relação ao mesmo do período do ano passado. No Pará a taxa de desocupados atingiu 13,8% nos primeiros três meses deste ano, com aumento de 38¨% frente a 2016. São 512 mil pessoas desempregadas no Estado.

Isso significa que o desemprego no Estado supera a média nacional , de 13,6%. Estes foram alguns dos dados apresentados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) ontem, com base na análise dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). Os dados do desemprego no Pará se tornam ainda mais preocupantes considerando que o Estado é apontado como o 5º mais violento do País em 2015, segundo o Atlas da Violência, recentemente divulgado pelo Ipea.

“Estudos mostram a relação entre recessão econômica, desemprego e violência e a situação é mais grave tendo em vista que a maioria dos desempregados é composta por trabalhadores com idade entre 18 e 39 anos (70%)”, observa a pesquisadora do Ipea Maria Andréia Lameiras. “Esses jovens desempregados, sem fonte de renda, ficam mais vulneráveis à criminalidade”, constata.

(Livia Ferrari)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias