plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Helder apoia desenvolvimento sustentável

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, acompanhado de membros da bancada federal do Pará, teve ontem uma audiência com o presidente da República, Michel Temer. O tema do encontro foi o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que redef

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, acompanhado de membros da bancada federal do Pará, teve ontem uma audiência com o presidente da República, Michel Temer. O tema do encontro foi o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que redefine os limites da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, no município de Novo Progresso, no Pará. No encontro, o representante paraense apresentou ao presidente Temer a necessidade de compatibilizar a proteção ambiental com a manutenção das atividades socioeconômicas da cidade.

Helder defendeu junto ao presidente a necessidade de manutenção do relatório do deputado federal José Priante (PMDB-PA), aprovado pelo Congresso. No intuito de compatibilizar o pleito da bancada paraense, e as pressões ambientais que o Palácio do Planalto vem sofrendo, o presidente deverá sancionar a lei preservando o texto oriundo do Congresso e, concomitantemente, assinar um decreto ampliando em 230 mil hectares, criando uma nova área de proteção ambiental.

O ministro mostrou ao presidente a importância das alterações introduzidas pelo Congresso no texto original. Pela versão inicial, o município de Novo Progresso teria mais de 90% de sua área incluída nos limites legais da Floresta Nacional. Isso acarretaria profundos impactos no desenvolvimento socioeconômico da cidade, de 25 mil habitantes. As mudanças introduzidas pelo Congresso têm impacto reduzido, uma vez que 74,23% continuariam na ata da Flona. “Isso garante a compatibilidade entre a preservação do meio ambiente e os brasileiros que lá moram, trabalham e produzem, já que Novo Progresso é o município com maior percentual de área protegida do Brasil”, afirmou Helder Barbalho.

DESENVOLVIMENTO

A alteração de classificação de parte da área da Floresta Nacional em APA preserva grande parte das atividades da região. Isso significa que trabalhadores agroindustriais, com destaque para criadores de gado e produtores de soja, poderão continuar a exercer suas atividades gerando milhares de empregos e renda ao Pará. Famílias que vivem na região terão a segurança jurídica para continuar a se dedicar às sua atividades, ajudando o desenvolvimento econômico da cidade.

PARTICIPANTES

Além do ministro Helder Barbalho também participaram da reunião o senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), os deputados federais Lúcio Vale (PR/PA) e Joaquim Passarinho (PSD/PA), o chefe da Casa Civil Eliseu Padilha e ministro-chefe de Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias