plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Capanema se prepara para o Corpus Christi

Como acontece há 41 anos, as ruas de Capanema serão decoradas com um imenso tapete de serragem colorida, com belas imagens de elementos sacros, para celebrar o dia de Corpus Christi, amanhã (15). O tema da celebração será “Eucaristia, o alimento da famíli

Como acontece há 41 anos, as ruas de Capanema serão decoradas com um imenso tapete de serragem colorida, com belas imagens de elementos sacros, para celebrar o dia de Corpus Christi, amanhã (15). O tema da celebração será “Eucaristia, o alimento da família cristã” e a procissão sairá de frente da Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, após a missa campal que inicia às 7h e celebrada pelo bispo Dom Carlos Verzeletti.

Segundo frei Rodrigo, pároco da igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Capanema, o principal responsável pela inciativa foi o frei Hermes Recanatti, titular da mesma paróquia, na década de 70. “Tudo começou quando frei Hermes sugeriu aos jovens da época que enfeitassem a frente de suas casas para a passagem da procissão. Então, no primeiro ano, foram enfeitadas as calçadas e o pedaço de rua em frente às casas. No segundo e no terceiro ano, bém enfeitaram as janelas. Aí, a partir do quarto ano, começou o processo de enfeitar todo o percurso da procissão”,conta o religioso.

PREPARATIVOS

Frei Rodrigo explicou os preparativos materiais que inclui a produção dos 1.300 metros de tapete colorido, que leva em média 15 toneladas de serragem e areia tinturadas. São utilizadas 900 caixas de tinta xadrez, em diversas cores, e 1.000 dúzias de corante líquido, também em várias cores, além de 50 sacas de cal. Faz parte deste primeiro momento, a preparação espiritual, uma vem que desde o dia 6 de junho, diariamente, há procissões pelas ruas do centro de Capanema, bem como missas diárias na Igreja Matriz.

EM BELÉM, PORTAL DA AMAZÔNIA VAI RECEBER SANTA MISSA

Um dos momentos mais importantes da fé cristã será celebrado pela Arquidiocese de Belém e suas 87 paróquias amanhã (15). A Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, também conhecida com Corpus Christi, acontecerá às 7h, no Portal da Amazônia, com a Santa Missa.

PROCISSÃO

A cerimônia será presidida pelo arcebispo metropolitano da capital, Dom Alberto Taveira, e concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Irineu Roman, assim como por todo o clero arquidiocesano.

Em seguida, por volta das 8h30, terá início a procissão que seguirá desde o Portal até a Catedral da Sé, passando pela avenida Bernardo Sayão, a rua Dr. Assis e a rua Dr. Malcher.

HISTÓRIA

A eucaristia é um rito cultual instituído por Jesus Cristo no momento da Última Ceia, em que ele repartiu o pão e o vinho, significando seu corpo e sangue

O sacramento é realizado durante as missas católicas na forma da entrega da hóstia.

O Corpus Christi foi a festa criada pela Igreja Católica, em 1264, instituída pelo Papa Urbano IV.

(José Clemente Schwartz/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias