plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Vacinação provoca tumulto em shopping

Mutirão de vacinação contra gripe e tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) provocou filas e tumultos durante a tarde de sábado (10), no Boulevard Shopping, no Reduto, em Belém. O serviço fez parte de uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma)

Mutirão de vacinação contra gripe e tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) provocou filas e tumultos durante a tarde de sábado (10), no Boulevard Shopping, no Reduto, em Belém. O serviço fez parte de uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realizada em cinco shopping centers da Região Metropolitana, entre as 10h e as 17h.

Segundo Arthur Bernardes, coordenador de divisão do Departamento de Vigilância em Saúde, que estava à frente da ação no Boulevard, o evento foi uma forma de trazer a vacina para mais perto da população, uma vez que o Ministério da Saúde havia ampliado o acesso à prevenção contra gripe para além do público-alvo. A abertura da proteção para toda a população aconteceu na última segunda-feira (5), quando o ministério autorizou a aplicação da vacina em pessoas de qualquer faixa etária e profissão, por causa do alto estoque de doses sobressalentes, apesar da proximidade da meta.

A campanha, iniciada em abril, tinha como público prioritário crianças, idosos, professores, profissionais da saúde, gestantes e outros grupos, e tinha como meta vacinar 90% dessa população. “Como as vacinas têm validade, seria um desperdício deixá-las se inutilizarem”, justifica Bernardes.

ESPERA

A confusão, no entanto, ocorreu pelo grande número de pessoas que compareceram ao shopping para ter acesso ao serviço, o que resultou em filas longas e muitas horas de paciência. O comerciário Roberval Rodrigues, 63 anos, teve de esperar mais de 3 horas para ser atendido, o que, segundo ele, foi até rápido, já que ele era prioridade. “Eu achei a iniciativa muito interessante. Eu estava viajando durante a campanha. Então, não pude ir até um posto. Mas a organização deixou muito a desejar”, relata.

A mãe do pequeno Luca, a estudante Mônica Santos, 20, também reclamou do tempo de espera. Ela havia chegado ao local às 12h e apenas às 15h30 ela e o filho conseguiram receber a imunização. “São doenças que me preocupam, ainda mais com o meu filho. Então, sempre que tem algo assim, eu participo. Se prevenir é necessário”, conta a jovem.

Apesar da existência de duas filas de espera, uma para os grupos prioritários e outra para os demais, as pessoas não estavam certas sobre qual utilizar.

Isso deixou as filas misturadas, prejudicando e aumentando o tempo de atendimento, o que irritou vários presentes. “Ficou conturbado porque vieram muitas pessoas que fazem parte do público-alvo e que não se vacinaram nos quase dois meses de campanha, deixaram para última hora”, explica o coordenador. Ele lembra ainda que a ação de sábado era apenas um mutirão e que a vacina continuará disponível para toda a população nos postos de saúde durante a semana.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias