plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jader faz visita a Bragança e anuncia recurso

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, participa amanhã de um encontro com o trade turístico do Nordeste do Pará. Em visita a Bragança, o ministro vai anunciar a inclusão da Marujada de São Benedito no Calendário Nacional de Eventos. Fundada em 3 de setembr

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, participa amanhã de um encontro com o trade turístico do Nordeste do Pará. Em visita a Bragança, o ministro vai anunciar a inclusão da Marujada de São Benedito no Calendário Nacional de Eventos. Fundada em 3 de setembro de 1798, a Marujada de Bragança completou 218 anos e está em busca de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Para viabilizar a realização do inventário para o registro histórico, o senador Jader Barbalho (PMDB), que chega ao município na comitiva do ministro, anunciou a liberação de emenda no valor de R$ 200 mil para concretizar um dos mais antigos sonhos de marujas e marujos de Bragança. “Pela importância histórica e cultural da Marujada, determinei a indicação de emenda parlamentar que tem por finalidade contribuir para que essa manifestação cultural ganhe ainda mais força e espaço no cenário nacional como manifestação e expressão do patrimônio cultural brasileiro”, explicou.

O Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) é um levantamento que identifica, documenta e registra bens culturais brasileiros para subsidiar a elaboração de políticas para sua salvaguarda.

Em abril de 2001, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Estado do Pará recebeu a solicitação de registro da Marujada. Mas não havia recurso para o inventário. “Agora o recurso está assegurado. Além da religiosidade, a Marujada representa a valorização da cultura, da história de Bragança. É fundamental que uma manifestação como esta seja preservada para garantir que as gerações vindouras tenham acesso a essas expressões tão ricas da cultura bragantina”, destacou Jader.


Erosão em Ajuruteua será combatida

Durante a visita a Bragança, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, vai assinar autorizações para abastecimento de água para comunidades rurais do município. Junto ao o senador Jader Barbalho, o ministro paraense não tem poupado esforços para salvar um dos mais importantes destinos turísticos do Pará: a praia de Ajuruteua. A erosão marítima tem provocado sérios prejuízos aos moradores e comerciantes da Vila de Ajuruteua. O mar já avançou mais de 30 metros, derrubando casas, estabelecimentos comerciais e ruas da localidade. A solução é a construção de um muro de arrimo para segurar a força das águas.

O Ministério da Integração Nacional já reconheceu a situação de calamidade em Ajuruteua. No entanto, não há recurso para a construção do arrimo.

Ontem, em mais um encontro com o presidente da República, Michel Temer, o senador Jader Barbalho solicitou a suplementação de recursos para ações de Defesa Civil e apoio a obras de prevenção de desastres em todo o Brasil.

Jader Barbalho encaminhou documento oficializando sua solicitação junto à Presidência da República. O senador lembrou que a atuação da Defesa Civil diante de desastres ocorridos na sociedade é reconhecida mundialmente. Cabe à Defesa Civil cumprir o papel primordial na proteção e promoção de direitos humanos, em face dos vulneráveis em caso de catástrofes ambientais.

“Milhares de famílias estão desalojadas em todo o país. Por isso, é muito importante a ação de apoio para as vítimas das recentes fortes chuvas, bem como prevenir outras catástrofes, como em Ajuruteua, onde a erosão avança e pode resultar em prejuízos maiores para a opulação”, explicou o senador.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias