plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Com disciplina e método

Seguro na defesa, letal no ataque. Foi assim que o Papão se comportou contra o América-MG, na sexta-feira à noite, consolidando a posição de liderança da Série B pela segunda rodada consecutiva. Com tranquilidade, o time se impôs e provou que mesmo sem es

Seguro na defesa, letal no ataque. Foi assim que o Papão se comportou contra o América-MG, na sexta-feira à noite, consolidando a posição de liderança da Série B pela segunda rodada consecutiva. Com tranquilidade, o time se impôs e provou que mesmo sem estar inteiramente pronto já tem confiabilidade necessária para inspirar projeções otimistas na competição.

Ao mesmo tempo, com a conquista de bons resultados, Marcelo Chamusca vai demolindo os argumentos de seus críticos. O técnico reapresenta nesta Série B as convicções que tinha durante o Campeonato Paraense e a Copa Verde, colhendo os resultados da insistência.

Desde o começo do trabalho, deixou claro que sua prioridade era a segurança defensiva como ponto de partida para formatar a equipe. Usava os mesmos três volantes de hoje, mas desagradou a torcida pelos altos e baixos do time contra adversários tecnicamente inferiores.Resistiu com firmeza e sem abrir mão do que buscava alcançar. Os números impecáveis neste começo de Série B mostram que a perseverança foi benéfica. Na verdade, a inadequação não estava no sistema, mas na aplicação deste nas competições iniciais da temporada.

Na Série B, que privilegia os cuidados defensivos, o Papão se destaca justamente naquilo que mais lhe gerava críticas no Parazão e na Copa Verde: a marcação forte à frente da zaga, que lhe permite levar vantagem sobre os adversários aproveitando as chances que surgem.

O Papão de Chamusca é o time que melhor pratica o jogo exigido pela competição, o que ajuda a explicar a liderança invicta. Bem protegido, resolve seus jogos sem ter laterais de características ofensivas e – mais impressionante ainda – sem dispor de um meio-de-campo inventivo. Triunfo absoluto do esquema pensado e executado por Chamusca, grande artífice dessa surpreendente arrancada inicial.

Como os bons xerifes de antigamente

Perema não passou a jogar bem só agora. Já era um zagueiro de méritos reconhecidos no São Francisco de cinco anos atrás, quando foi uma das revelações do Parazão. Extremamente técnico, sem abrir mão da força bem calibrada como recurso para estabelecer segurança dentro da área, tem como ponto alto o perfeito posicionamento na última linha. Sua média de acertos nos cabeceios é seguramente a melhor do Brasileiro até aqui.

A postura altiva remete a outros grandes zagueiros do futebol paraense. Belterra, o mais técnico beque surgido no futebol paraense a partir dos anos 80, é a comparação óbvia e imediata. Darinta e Chico Monte Alegre são outros nomes lembrados quando se fala em Perema.Acima de tudo, guardando semelhanças com o estilo mais sóbrio de Belterra e a rapidez de Monte Alegre, o zagueiro do Papão brilha pela regularidade, mantendo sempre um alto nível de rendimento.

Entrou na equipe quando Fernando Lombardi se lesionou e, desde então, não deixou nenhuma dúvida quanto à justiça de sua titularidade.Com a presença marcante como líder da defesa, Perema fez o time ficar mais confiável defensivamente, tornando-se, por consequência, mais competitivo. A campanha invicta e sem gols tem muito a ver com a performance do zagueiro santareno.Fazia tempo que um defensor nativo não se destacava tanto num dos grandes da capital, reféns da importação como única saída para reforçar a zaga. Aos 24 anos, Perema cumpriu um périplo por vários clubes até ser finalmente lembrado pelos dirigentes do Papão. Bendita lembrança.

Bola na Torre Guilherme Guerreiro apresenta o programa, a partir das 21h, na RBATV. Na bancada, Tomazão e este escriba de Baião.

(Gerson Nogueira)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias