plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Vacina contra a gripe será para todos

O Ministério da Saúde decidiu disponibilizar a vacina contra a gripe para toda a população. Estados e municípios serão orientados a oferecer a vacina para todas as faixas etárias, a partir de segunda-feira (5), enquanto durarem os estoques. A medida só é

O Ministério da Saúde decidiu disponibilizar a vacina contra a gripe para toda a população. Estados e municípios serão orientados a oferecer a vacina para todas as faixas etárias, a partir de segunda-feira (5), enquanto durarem os estoques. A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirmou que, a partir de segunda-feira, a vacina contra a gripe será liberada para toda a população do Pará, e não só para grupos prioritários. Até às 12h de quinta-feira (1), foram vacinadas 957.490 pessoas no Estado, segundo dados constantemente atualizados pelo vacinômetro do Ministério da Saúde.

Amapá é o único Estado que atingiu a meta até o momento, com 95,6% do público-alvo vacinado. A campanha foi prorrogada para até o dia 9 deste mês com o intuito de alcançar a meta de vacinação que, neste ano, é de 90%. O ministro da Saúde ressalta que a ampliação do público na última semana da campanha ocorrerá porque ainda há doses disponíveis. “Ainda há 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas. Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

IMUNIZAÇÃO

A coordenadora Nacional do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alerta sobre a importância do público-alvo ainda se imunizar para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os 3 subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é considerada uma das medidas mais eficaz na prevenção de complicações e casos graves de gripe.
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. O organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação.

(Com informações da Agência Saúde)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias