plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cartaz do Círio 2017 emociona fiéis

Um dos principais símbolos da festa de Nossa Senhora de Nazaré, o cartaz oficial do Círio 2017 foi apresentado ontem à noite pela diretoria do evento. Uma multidão se aglomerava desde as primeiras horas da tarde, na Praça Santuário, em Belém, para acompan

Um dos principais símbolos da festa de Nossa Senhora de Nazaré, o cartaz oficial do Círio 2017 foi apresentado ontem à noite pela diretoria do evento. Uma multidão se aglomerava desde as primeiras horas da tarde, na Praça Santuário, em Belém, para acompanhar a exposição.

Este ano, a peça surpreendeu os fiéis pela simplicidade de sua composição. Em primeiro plano há a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e ao fundo, pela primeira vez, a bandeira do Pará. Um dos destaques é a estrela da bandeira localizada ao lado da padroeira. O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, explicou que o cartaz está diretamente relacionado ao tema do Círio deste ano: Maria, estrela da evangelização. “Não se pode ser paraense sem ser mariano. Queremos convidar o Pará para sermos a ponte para Jesus e que Maria seja luz aos nossos filhos”, disse Dom Alberto.

A arte é uma doação da agência Mendes Publicidade e a foto, montada por cerca de três horas em estúdio, é de autoria do fotógrafo Roberto Porpino. “Foi um grande privilégio fazer a foto do cartaz e o que me inspirou foi a imagem de milhões de pessoas tentando chegar perto de Nossa Senhora”, destacou.

ABERTURA

A apresentação do cartaz dá início à programação de evangelização do Círio. A partir de agora, os cartazes vão ser distribuídos a todas as paróquias da Arquidiocese.

A apresentação do cartaz foi precedida pela missa de descida do Glória da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré. O acontecimento é raro e só ocorre duas vezes ao ano, mais precisamente durante o lançamento do cartaz e no Círio. A descida marca o aniversário de elevação da Basílica à condição de Santuário Mariano, que este ano fez 11 anos.

Centenas de pessoas lotaram a igreja para acompanhar a solenidade. Momento de tensão e muita oração, a imagem foi descendo aos poucos, pelas mãos dos guardas da Santa até chegar a Dom Alberto. A descida também é uma oportunidade para que as pessoas fiquem mais próximas de Nossa Senhora.

Emocionada, a pedagoga Andrelina Rodrigues, 53, chorou durante os cinco minutos de ritual. “Fiquei muito emocionada porque ela é a fé que a gente carrega. Vim pedir pela vida e saúde de toda a minha família”, comentou.

A imagem foi colocada em um nicho nas proximidades do altar da igreja e vai ficar exposta até o próximo dia 31 deste mês.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias