plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

19 pessoas morreram no massacre de Eldorado

Há 21 anos, em 17 de abril de 1996, 19 trabalhadores rurais sem-terra foram mortos pela Polícia Militar (PM) do Pará, no local conhecido como curva do “S”, no município de Eldorado do Carajás. O episódio foi tratado como massacre, já que nenhum dos cerca

Há 21 anos, em 17 de abril de 1996, 19 trabalhadores rurais sem-terra foram mortos pela Polícia Militar (PM) do Pará, no local conhecido como curva do “S”, no município de Eldorado do Carajás. O episódio foi tratado como massacre, já que nenhum dos cerca de 150 policiais envolvidos na ação ficou ferido. Na época, os trabalhadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) faziam uma manifestação quando foram impedidos pela polícia de prosseguir. Contra algumas armas de fogo e armas brancas dos sem-terra, os policiais usaram armas pesadas, inclusive fuzis.

FERIDOS

O massacre de Eldorado também deixou 69 pessoas feridas, muitas com sequelas de balas alojadas em partes do corpo, que as deixaram impossibilitadas de trabalhar. Dois dos feridos morreram em consequência dos ferimentos, totalizando 21 vítimas fatais.

Os policiais envolvidos estavam sem identificação nas fardas. Depois de mais de 20 anos do crime, apenas 2 comandantes da operação foram condenados: o coronel Mário Pantoja, a 258 anos; e o major Oliveira,condenado a 158 anos.

Os 2 foram presos em 2012, mas nenhum policial ou autoridade política foi responsabilizada. No ano em que ocorreu a tragédia, o hoje governador do Pará, Simão Jatene, era secretário de Planejamento do então governador Almir Gabriel, já falecido.

(Cléo Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias