plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Forte calor começa a dominar o clima de Belém

Belém só tem dois tipos de clima: ou chove todo dia ou chove o dia todo. O famoso dito popular é categórico e pode parecer um exagero, mas representa bem a situação da capital paraense, principalmente no mês de maio, que marca a transição entre o inverno

Belém só tem dois tipos de clima: ou chove todo dia ou chove o dia todo. O famoso dito popular é categórico e pode parecer um exagero, mas representa bem a situação da capital paraense, principalmente no mês de maio, que marca a transição entre o inverno amazônico e o verão. Mas, com chuva ou sem chuva, um elemento parece ser constante na equação sobre o clima da cidade das mangueiras: o calor.

"Tivemos um período de La Niña grande, com o resfriamento no período de dezembro, que contribuiu para um período chuvoso muito intenso. Agora, no mês de maio, sai essa fase e entra em um período menos chuvoso. Assim, gradativamente, a cobertura de nuvens vai começar a diminuir, e as temperaturas devem ficar mais elevadas", afirma Sidney Abreu, metereologista do Instituto Nacionam de Metereologia (Inmet).

Neste mês, a temperatura média na capital paraense está variando entre 23°C e 33°C. Entretanto, a sensação térmica pode ser bem maior, principalmente durante o período da manhã e começo da tarde. "As temperaturas estão aumentando, e essa mudança será bem mais notável nos meses de junho e julho. O clima deverá ser quente, com fortes chuvas durante o fim da tarde e começo da noite", continua Sidney.

O valor médio de chuvas esperado é menos da metade que o do período chuvoso. "Mas serão chuvas intensas, na forma de pancadas, com rajadas de vento, que podem ocasionar destelhamentos e quedas de árvores".

Para quem mora na capital paraense, o calor já está instaurado na cidade. "Você sai de um local com ar condicionado e imediatamente sente desconforto com o clima quente e abafado. Sair na rua debaixo desse sol é certeza de sufoco e muito suor", disse a universitária Andréa Dias.

"Demorou muito para parar de chover nesse ano. Mas agora o sol veio com força. Pego ônibus entre a aula e o estágio no começo da tarde. Está sendo um sufoco aguentar o calor", afirmou a estudante de engenharia Michele Soares.

Nas redes sociais, diversos internautas também se manifestaram em relação ao calor em Belém.

E você? Está pronto para enfrentar esse sol?

(Gustavo Dutra/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias