plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pediatras do PSM da 14 reduzem atendimento

Indignados com os atrasos nos pagamentos de seus plantões, médicos pediatras do Hospital Municipal Mário Pinotti (o PSM da 14), em Belém, passaram, ontem, a atender sob regime de triagem. Os profissionais recebem apenas os casos mais graves, encaminhando

Indignados com os atrasos nos pagamentos de seus plantões, médicos pediatras do Hospital Municipal Mário Pinotti (o PSM da 14), em Belém, passaram, ontem, a atender sob regime de triagem. Os profissionais recebem apenas os casos mais graves, encaminhando os demais para outras unidades de saúde.

Segundo João Gouveia, diretor do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), os pagamentos dos plantões têm ocorrido de forma incompleta desde outubro do ano passado. “Eles pagam só parcialmente. De 5 plantões, por exemplo, apenas 2 são pagos”.

Ele afirma que, nos casos mais graves, o atraso chega a 15 plantões.

Uma reunião entre o sindicato e pediatras com a direção do hospital estava marcada para o começo da tarde de ontem. No entanto, nenhum representante do PSM da 14 compareceu. Gouveia garante que a direção do hospital estava ciente da reunião. “Foi uma grande irresponsabilidade e total intransigência da administração desse hospital”, critica Gouveia.

TRIAGEM

Gouveia afirma que a categoria vai manter o regime de triagem na unidade, até que tenha alguma resposta concreta. “A triagem continuará e a tendência é que haja a entrega gradativa de escalas, até que o posto fique completamente sem pediatras”, relata. Também há a intenção de pedir judicialmente que a Prefeitura de Belém pague os plantões devidamente.

Apesar da triagem, na tarde de ontem, os pacientes conseguiam ser atendidos no Mário Pinotti, na travessa 14 de Março. A vendedora ambulante Bárbara Sarges, 22, havia levado seu filho de 1 ano e 9 meses -que estava com febre e diarreia-para ser consultado.

Mas, mesmo tendo sido recebida pelo médico, Bárbara não ficou satisfeita com o atendimento. “Passei horas esperando para ser chamada e, quando fui, o médico simplesmente disse que ele não tinha nada, sem nem mesmo tê-lo examinado”, lamenta.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias