plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

5 dicas para você abrir seu 1° empreendimento

Quando decidiu que iria iniciar o primeiro negócio, o graduando de Jornalismo Diego Campos, 27 anos, teve como primeira preocupação a análise do mercado e a definição da área de atuação. Com a agência de comunicação em funcionamento há cerca de um ano, o

Quando decidiu que iria iniciar o primeiro negócio, o graduando de Jornalismo Diego Campos, 27 anos, teve como primeira preocupação a análise do mercado e a definição da área de atuação. Com a agência de comunicação em funcionamento há cerca de um ano, o que o empreendedor já conseguiu assimilar é que um negócio próprio exige principalmente disciplina e organização.

Diego conta que a ideia de empreender se tornou mais forte quando saiu do estágio que desenvolvia em uma agência de comunicação. O conhecimento adquirido na experiência profissional anterior foi fundamental para que ele optasse por iniciar o primeiro negócio. “O mercado para a comunicação é amplo, então eu me preocupei muito em analisar o mercado. Acabei focando a minha estratégia para as mídias sociais”.

Antes que a prática estivesse mais bem estruturada, o empreendedor passou cerca de 3 a 4 meses planejando o negócio, avaliando o público-alvo e se preparando para atendê-lo da melhor maneira possível. Diego conta que cerca de 70% do trabalho desenvolvido hoje é executado em home office, o que não significa que ele necessite de menos organização. “Home office exige disciplina. É preciso organizar bem o tempo para cumprir as demandas: atendimento ao cliente, parte financeira, etc”, aponta. “Depois que iniciei a agência também adotei o costume de ter uma agenda. Percebi que era preciso organização para poder atender bem o meu cliente”.

Gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae no Pará, Keyla Reis de Oliveira destaca que a organização também é fundamental na hora de separar as demandas pessoais das do negócio. Sobretudo nos casos de primeiro empreendimento, não é incomum que os empreendedores acabem confundindo as duas coisas. “É preciso profissionalizar o negócio independente do local onde ele está instalado e do tamanho dele”, orienta. “Quando se inicia o primeiro negócio é comum que ele seja desenvolvido em casa, mas é preciso equilíbrio para não misturar o negócio com a vida pessoal”, aconselha.

SEBRAE

No Sebrae é possível obter orientação para a abertura de novos empreendimentos, através de cursos. Ligue para 0800 570 0800 ou diretamente na unidade do Sebrae em Belém, na rua Municipalidade, 1461. Entre Dom Pedro I e Dom Romualdo de Seixas.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias