plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Helder apresenta programas federais a prefeitos

Prefeitos paraenses que participam esta semana da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios tiveram a oportunidade de conhecer programas do Governo Federal direcionados aos municípios. O encontro foi organizado pelo ministro da Integração Nacional, He

Prefeitos paraenses que participam esta semana da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios tiveram a oportunidade de conhecer programas do Governo Federal direcionados aos municípios. O encontro foi organizado pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e contou com a participação dos ministros do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; e do Turismo, Marx Beltrão, além de representantes de importantes órgãos do governo.

O evento aconteceu na sede do Ministério da Integração Nacional e contou com a presença de 108 prefeitos de todas as regiões do Pará. A deputada federal Elcione Barbalho (PMDB) também registrou sua presença no encontro com os prefeitos.

A comitiva paraense, liderada pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Pará - Famep, Xarão Leão, teve a oportunidade de conhecer os principais programas de apoio aos municípios disponíveis na pasta comandada por Helder Barbalho.

O ministro abriu o encontro alertando os gestores sobre a importância de estruturarem em seus municípios órgãos de Defesa Civil. “É importante que cada município tenha sua própria estrutura para melhor interação com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil”, disse, lembrando que a Secretaria é vinculada ao Ministério.

PARCERIAS

Helder destacou recentes parcerias feitas com municípios paraenses como em Santarém, Belém (Mosqueiro) e Marabá, que sofreram consequências desastrosas durante o período de chuva. No caso de Santarém o volume de recursos chega a R$ 75 milhões para recuperação de toda estrutura da orla.

“Não há, no trabalho desenvolvido no Ministério, nenhuma distinção de região ou de questão partidária. Todos têm sido atendidos de maneira correta e profissional, independentemente de qualquer tipo de posicionamento político”, ressaltou durante sua apresentação.

O ministro da Integração também destacou o Programa Água Para Todos, que está dentro da estrutura do seu Ministério e leva água para atender famílias de pequenos agricultores na região do semiárido. Pelo Programa já foram atendidos os municípios de Capitão Poço, Capanema, entre outros.

MINISTÉRIO QUER INCENTIVAR CADEIRAS PRODUTIVAS

Projetos de apoio ao desenvolvimento regional também fazem parte das ações promovidas pelo Ministério da Integração Nacional. Helder explicou aos prefeitos que podem ser apresentados à Secretaria do Desenvolvimento Regional propostas de apoio às cadeias produtivas locais, como a piscicultura, projetos agrícolas de cultivo da mandioca, do açaí, entre outras vocações da cultura paraense.

“Temos condições de apoiar os municípios a partir de projetos de apoio à produção local apresentados pelas prefeituras. Fico muito satisfeito de poder receber os prefeitos do Pará. Nossa intenção é trabalhar para contemplar o máximo de municípios. Para isso precisamos incentivar os gestores”, concluiu o ministro.

Os prefeitos e prefeitas também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais os programas ofertados pelos ministérios do Desenvolvimento Social e do Turismo. Também participaram do encontro representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), entre outros que se reuniram para atender aos prefeitos do Pará.

No final do evento o presidente da Famep, Xarão Leão, entregou ao ministro a “Pauta Municipalista”, com as demandas apresentadas pelas associações e consórcios regionais do Pará para serem apresentadas ao Governo Federal.

(Luiza Mello/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias