plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Foco no cliente é fundamental para seu negócio

Uma loja de souvenir pode ser encontrada em qualquer lugar. Para ser diferente e vender o charme e os temas da Amazônia, a estilista e empresária Ely Ribeiro usou a sua criatividade nas estampas exclusivas para as suas coleções, em tecidos e materiais dif

Uma loja de souvenir pode ser encontrada em qualquer lugar. Para ser diferente e vender o charme e os temas da Amazônia, a estilista e empresária Ely Ribeiro usou a sua criatividade nas estampas exclusivas para as suas coleções, em tecidos e materiais diferentes e sustentáveis. Ainda assim, para enxugar custos em meio à crise, fechou duas lojas da sua grife Amazônia Zen, que funcionavam no aeroporto e na Estação das Docas, para manter 2 quiosques na Estação. Em contrapartida, a empresária aumentou o investimento no cliente, contratando novos serviços de mídias sociais, criando catálogos de suas coleções em versões impressas e on-line e, dando um passo mais alto, internacionalizou seu negócio, levando uma representação da grife para Lisboa, a capital portuguesa.

Ela garante que o esforço está valendo muito para intensificar a relação com os clientes antigos e novos, que são fundamentais para manter qualquer negócio vivo. “As redes sociais hoje são nosso principal canal, principalmente facebook e instagram. Postamos semanalmente fotos de produtos, os clientes olham, respondem, compram, e isso nos mostra a força dessas ferramentas”, diz Ely, que tem evitado apenas a abordagem por mensagens diretas de whatsApp. “Nesse canal, particularmente não gosto de importunar a pessoa com mensagens de propaganda, a não ser que seja um evento, como os lançamentos de nossas coleções”, afirma a estilista.

Investir no cliente é uma estratégia fundamental para o bom andamento de um negócio. Para Gilberto Suzuki, especialista em Marketing, conhecer os clientes é o primeiro passo para saber como satisfazê-lo. “Satisfazer um cliente é atender às suas expectativas. E isso só é possível se nós conhecemos nossos clientes”. Ele diz que, quando um cliente é tratado de forma especial, sentindo-se respeitado e valorizado, ele adquire uma experiência positiva.

Youssef diz que as redes sociais exigem estratégias adequadas. (Foto: divulgação)

PERFIL

Ely Ribeiro busca identificar os clientes por perfil. “Na nossa loja nós sabemos quais clientes devem ser tratados de forma diferenciada, pois compram muito”, diz. “Temos clientes que compram a coleção inteira dos vestidos quando estes chegam à loja. Então, como contrapartida, damos alguns bônus, como entregar em casa, facilitamos a forma de pagamento, entre outras vantagens, e isso dámuito certo”, garante.

USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARA SE CHEGAR AOS CLIENTES

O publicitário Yuseff Leitão está há 14 anos no mercado e diz que a velha visita ao cliente ainda é uma forma eficiente de manter o relacionamento, mas em tempos de pessoas tão conectadas e bombardeadas de informações, é impossível para o empresário chegar a todos os seus potenciais clientes sem fazer uso das mídias sociais. “Essas mídias se tornaram importantes ferramentas e tem disputado cada vez mais espaço e verba publicitárias com veículos tradicionais”, afirma. “Mas é importante lembrar que todos os canais de distribuição de conteúdo tem sua importância e cada um deles se adequa melhor a uma estratégia ou outra de comunicação para chegar até o cliente”, explica. Com relação às mídias sociais, Youseff, que já ganhou diversos prêmios no mercado, alerta que é preciso cuidar dos conteúdos distribuídos pelas redes sócias, que exigem uma linguagem adequada. “Não se pode simplesmente pegar uma peça feita para TV e postar no facebook e achar que o resultado será satisfatório. É um engano, a linguagem e o conteúdo do meio digital é completamente diferente”, explica.

(Cléo Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias