plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

TRE alerta paraenses para cadastro biométrico

Apenas 25% dos eleitores paraenses haviam feito, até ontem (15), o cadastramento biométrico junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA). O procedimento é obrigatório a partir do pleito de 2018 em todo o país e a expectativa do TRE/PA é que até o encerra

Apenas 25% dos eleitores paraenses haviam feito, até ontem (15), o cadastramento biométrico junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA). O procedimento é obrigatório a partir do pleito de 2018 em todo o país e a expectativa do TRE/PA é que até o encerramento do período de cadastramento, previsto para o dia 24 de março do ano que vem, todos os eleitores do Estado já estejam cadastrados.

De acordo com o Tribunal, a biometria garante a segurança do pleito - já que com ela as chances de fraude diminuem – e servirá para o documento único de identificação nacional (DIN) – onde estarão concentrados dados civis do eleitor. Para que isso aconteça, a Justiça Eleitoral do Pará disponibiliza aos eleitores postos de atendimento em 27 municípios. Na capital, são 8. De acordo com Felipe Brito, secretário de Tecnologia da Informação do TRE/PA, são realizados 3.500 atendimentos biométricos diariamente em todo o Estado. Embora o número de cadastrados seja aparentemente baixo – cerca de 1,3 milhão, que correspondem a 25% do eleitorado -, Brito diz que o total “está dentro da meta estipulada pelo Tribunal”.

Além disso, Felipe Brito garante que há ações itinerantes espalhadas pelo território paraense que serão ampliadas ao longo do ano para reforçar o atendimento. No Pará, são 5.535.464 eleitores, dos quais 1.043.219 estão em Belém. Quase 20% dos belenenses já estão cadastrados. O primeiro município a fazer o cadastramento foi Barcarena, em 2009.

Dois novos postos de atendimento na capital estarão disponíveis aos eleitores a partir do dia 12 de junho: na Companhia Docas do Pará (CDP), com expectativa de atender cerca de 2 mil pessoas por dia, e em Icoaraci, no Cartório da 30ª Zona Eleitoral, que vai ampliar a capacidade de atendimento de 600 para 1.800 eleitores diariamente.

CADASTRAMENTO

Para fazer o cadastramento da biometria é simples: basta procurar no site do TRE/PA, o posto de atendimento mais próximo e fazer o agendamento. Brito afirma ainda que o procedimento é rápido e evita longas filas. “Cerca de 35% dos agendamentos diários não comparecem”, diz Felipe. Caso o eleitor não esteja com a biometria cadastrada até o dia da votação, o título será cancelado, estando sujeito às penalidades no CPF.

PARA ENTENDER

Acesse o site: www.tre-pa.jus.br, veja o posto de atendimento mais perto e faça o agendamento do cadastro;

Leve documento com foto (Carteira de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho) e comprovante de residência.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias