plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Escolas pedem ajuda ao Ministério Público

Problemas como a precariedade das estruturas físicas, falta de equipamentos de trabalho e até mesmo ausência de merenda escolar motivaram professores e estudantes de escolas estaduais de Icoaraci a realizar, na manhã de hoje (16), um ato público pelas rua

Problemas como a precariedade das estruturas físicas, falta de equipamentos de trabalho e até mesmo ausência de merenda escolar motivaram professores e estudantes de escolas estaduais de Icoaraci a realizar, na manhã de hoje (16), um ato público pelas ruas do distrito. A ideia é pedir apoio ao Ministério Público para que as melhorias necessárias sejam realizadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Na saída do dia de provas, alunos da Escola Estadual Teodora Bentes, no bairro da Ponta Grossa, em Icoaraci, listaram os problemas que enfrentam diariamente. O aluno do 2º ano do ensino médio, Leanderson Rafael, 18 anos, reclamou da estrutura do prédio. “Muitos locais têm infiltrações e têm goteiras em quase todas as salas de aula. As salas foram projetadas para receber ar-condicionado, mas até hoje nunca enviaram os aparelhos para a escola”, comenta, ao lembrar que os alunos já realizaram duas mobilizações somente neste ano para pedir melhorias.

Ressaltando o calor principalmente no período da tarde, a também aluna do 2º ano, Milena Beatriz, 15 anos, conta que a escola chegou a ser cotada para ser um dos locais de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém, teve que ser descartada em decorrência dos problemas estruturais. “O Enem não vai poder ser aqui por causa desse problema de goteira. Quando chove, a gente não consegue ter educação física porque a quadra fica escorregadia”.

Pai de um aluno da escola, o mototaxista Edson Mendonça, 28 anos, reforça as reclamações dos alunos e ainda destaca outro problema. “Falta segurança. Ninguém pode ficar aqui na frente esperando o transporte porque é assaltado”.

O mato toma conta do interior da Escola Estadual Maria Antonieta Serra Freire. (Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará)

MATO

Em outro bairro do distrito de Icoaraci, o Paracuri, a Escola São Pedro também enfrenta dificuldades, de acordo com os próprios alunos. A estudante do 9º ano do ensino fundamental, Milene Silva, 15 anos, conta que a escola está sem merenda escolar, a quadra de esportes não possui cobertura e faltam professores para algumas disciplinas, como estudos amazônicos e ciência da religião. “Eles mandam capinar só na fachada, mas por dentro está um matagal, tudo abandonado”, relata.

Próximo ao muro dos fundos da escola, a reclamação dos estudantes é confirmada. Contornando a quadra sem cobertura, o mato alto chama a atenção. “Esse é o nosso último ano na escola e é muito ruim ter que estudar nessas condições”, desabafou Milene. O problema do mato alto dentro das dependências da instituição de ensino também foi constatado na Escola Estadual Maria Antonieta Serra Freire, no bairro Campina, em Icoaraci.

SINTEPP

Reforçando os problemas listados pelos alunos, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Pará (Sintepp) pretende entregar um documento na sede do Ministério Público do Estado em Icoaraci. Coordenadora do Sintepp, Conceição Holanda explica que os problemas enfrentados pela comunidade escolar no distrito já são conhecidos pela Seduc, porém nenhuma resposta efetiva para as reivindicações é apresentada. “Não adianta mais esperar porque a Seduc não resolve efetivamente os problemas”, apontou. “Cada escola participante do ato deve fazer um relatório sobre os seus problemas e unir tudo para entregar no Ministério Público”.

SEDUC

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que está executando uma série de obras para ampliar e revitalizar a rede escolar do Distrito de Icoaraci. São 7 obras em execução, licitação ou planejamento, segundo a Seduc, que vão contribuir para melhorar a funcionalidade das instalações e a comodidade de alunos, professores e demais servidores.

ATO PÚBLICO

O ato se concentrará às 9h na Praça da 3ª Rua com a travessa Souza Franco, em Icoaraci. A ideia é que a comunidade escolar siga em caminhada até o Ministério Público para entregar o documento que pede soluções aos problemas.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias