plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

A caminho da glória

A vida de técnico de futebol é uma eterna montanha-russa. Apesar de valorizada financeiramente, é uma atividade de alto risco, pois depende essencialmente de resultados. Por vezes, o trabalho é até meritório, mas as peças não se encaixam e as vitórias rar

A vida de técnico de futebol é uma eterna montanha-russa. Apesar de valorizada financeiramente, é uma atividade de alto risco, pois depende essencialmente de resultados. Por vezes, o trabalho é até meritório, mas as peças não se encaixam e as vitórias rareiam. Além dessa característica singular, é ofício sob permanente julgamento de uma corte rigorosa, que se deixa levar por motivações quase sempre emocionais: a torcida.

Tome-se o caso de Marcelo Chamusca como exemplo. Depois de um período meio conturbado junto aos torcedores, ele está bem perto de repetir o feito de Dado Cavalcanti no ano passado: levantar duas taças no primeiro semestre. Contra o Luverdense, hoje à noite, o Papão pode se sagrar bicampeão da Copa Verde. Para isso, terá que mostrar capacidade de superação para descontar a vantagem do adversário no placar agregado.

Há cinco meses no comando técnico do Papão, Chamusca encontrou de início muitas dificuldades para montar um time competitivo, sofrendo com o fraco rendimento de alguns contratados e errando a mão em certas escolhas. Aos poucos, com a evolução natural quanto ao condicionamento físico, os resultados começaram a aparecer.

Enquanto o time penava para superar adversários limitados no Campeonato Estadual e na Copa Verde, Chamusca enfrentava questionamento cada vez mais forte. O conflito chegou a um ponto crítico na partida contra o Galvez, na Curuzu, válida pela primeira fase da CV.

Depois da má apresentação do time, que chegou a ser dominado e esteve a pique de ser eliminado pelo representante do Acre, os torcedores vaiaram e protestaram nas arquibancadas. Chamusca reagiu atribuindo a manifestação a grupos específicos, que queriam prejudicar seu trabalho.

Desde então, a relação entre técnico e torcida se tornou delicada, sujeita a solavancos e queixas. O comportamento tímido da equipe contra o Santos-AP no jogo de ida em São Luís, com baixa produção ofensiva, voltou a inquietar a Fiel. Na volta, em Belém, o time reagiu e se classificou.

O principal motivo das cobranças era a falta de confiabilidade do time, sempre sujeito a apagões e com escasso repertório ofensivo. A insistência com jogadores que não rendiam – como Sobralense, Wesley e Lombardi – também contribuíram para afetar a aceitação do trabalho de Chamusca.

A conquista do título estadual sobre o maior rival foi como um bálsamo. A vitória alcançada no último minuto do clássico eletrizou a torcida e fez com que a zanga se transformasse em aplauso.

Um claro sinal disso é que, três dias depois da vitória sobre o Remo, a queda frente ao Santos no Mangueirão foi assimilada com tranquilidade e grandeza. Mesmo triste pela eliminação na Copa do Brasil, o torcedor aplaudiu o time agradecendo pelo bicampeonato paraense.

Chamusca tem indiscutíveis méritos na ascensão do Papão. Sofreu enquanto os jogadores não assimilavam o esquema proposto. As vitórias aconteceram quando a qualidade técnica começou a se manifestar. Bérgson, Perema, Rodrigo e Leandro Carvalho são exemplos dessa evolução.

Caso consiga pular o obstáculo representado pelo LEC hoje à noite, com o time mostrando organização e comprometimento, Chamusca estará inevitavelmente nos braços do povo bicolor, confirmando que no futebol uma linha tênue separa o inferno do céu.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias