plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Restaurantes notificados por lesar o consumidor

Três estabelecimentos que servem alimentos vendidos a quilo na praça de alimentação de um shopping localizado no bairro do Reduto, foram notificados pelo Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) e a unidade de Proteção e Defesa do Consumidor

Três estabelecimentos que servem alimentos vendidos a quilo na praça de alimentação de um shopping localizado no bairro do Reduto, foram notificados pelo Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) e a unidade de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA).

Até o dia 30, os órgãos estarão percorrendo restaurantes, bares e lanchonetes da capital paraense com o objetivo de coibir práticas que possam lesar o consumidor.

Os estabelecimentos das praças de alimentação dos shoppings serão os primeiros a serem visitados. Na visita, a primeira observação feita pelos fiscais do Imetropará é a existência de cartazes indicando o valor da tara, que corresponde ao peso do prato vazio e não deve fazer parte da conta do consumidor.

Em seguida, eles avaliam se o valor apresentado no cartaz corresponde ao que aparece no visor da balança, que deve estar visível ao consumidor e em bom estado de conservação. A tolerância máxima permitida é de 5g, para mais ou para menos.

Em um dos estabelecimentos notificados, cerca de 30% dos pratos disponibilizados não correspondiam ao peso da tara indicada. O self-service recebeu uma notificação e foi instruído a retirar as louças desconformes. O estabelecimento terá um prazo de 10 dias após o recebimento da notificação para apresentar defesa ao órgão.

O diretor técnico do Imetropará, Olintho Azevedo, explica que o valor da tara do prato deve estar visível ao consumidor. “Um dos erros mais comuns é a falta de indicação de tara nos estabelecimentos, o que é um direito do consumidor. A diferença do valor variou entre seis e oito gramas. Mas chegamos a encontrar um prato com 108g a mais, ou seja, o consumidor estava pagando cerca de R$ 6 além do que estava consumindo”, disse.

Denúncia

Os consumidores que tiverem dúvidas ou quiserem fazer denúncias podem procurar a sede do Imetropará, localizada na avenida Almirante Barroso, nº 1645, ou ainda entrar em contato por meio da Ouvidoria do órgão pelo 0800 280 1919, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected].

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias