plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

970 mil mulheres são chefes de família no Pará

Segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), 970 mil mulheres são chefes de família no Pará, o que coloca o Estado em 1º lugar neste ranking, na região Norte. As análises feitas pelo Dieese têm como

Segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), 970 mil mulheres são chefes de família no Pará, o que coloca o Estado em 1º lugar neste ranking, na região Norte. As análises feitas pelo Dieese têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e levam em consideração a relação entre o número de mulheres chefes de domicílios e a população dos estados.

DADOS

A pesquisa mostra que nos estados da região Norte, a média de mulheres exercendo o papel de pai e mãe é de 40%, muitas delas trabalhando na informalidade. Na região, das quase 5,5 milhões de famílias, aproximadamente 2,2 milhões eram chefiadas por mulheres. Quase 1 milhão delas estão somente no Pará. Os estados do Amapá e Roraima também despontam no número de famílias chefiadas por mulheres, com 46,57% e 45,21%, respectivamente.

Segundo os dados, a maioria das mulheres com renda possui remuneração de até um salário mínimo no Pará. “Se comparado a 2014, houve crescimento de 7% em 2015, mostrando que a cada ano mais e mais mulheres chefiam seus lares, ainda que nem sempre estejam empregadas ou com renda suficiente para a família”, diz o supervisor técnico do Dieese-PA, Roberto Sena.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias