plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Quilombolas seguem ocupando o Incra

Membros da comunidade quilombola de Caldeirão, Salvaterra, na Ilha do Marajó, seguem ocupando a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizado no bairro do Curió-Utinga, em Belém. Ameaçados por conflitos e em situações de

Membros da comunidade quilombola de Caldeirão, Salvaterra, na Ilha do Marajó, seguem ocupando a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizado no bairro do Curió-Utinga, em Belém.

Ameaçados por conflitos e em situações de precariedade, eles cobram agilidade nos processos de titulação territorial, recursos para novas titulações e políticas de fomento para ações dos próprios quilombolas.

Desde as 11h desta terça-feira (09), eles estão reunidos com representantes do Ministério Público do Estado e do Ministério Público Federal. Os quilombolsas prometem sair do instituto somente após uma posição concreta do Incra sobre suas demandas.

Acesse o especial "Novas Lutas: os desafios de quilombolas no Ensino Superior"

Processos

Segundo dados do Incra, na superintendência de Belém existem, atualmente, 37 processos de titulação abertos, mas só sete tiveram algum andamento. Em Santarém, onde há outra superintendência do Instituto, estão abertos 18 processos e, destes, apenas seis receberam algum encaminhamento.

No Pará, de acordo com a Fundação Cultural Palmares, há 245 comunidades certificadas como remanescentes de quilombos. Já segundo a Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu), há uma sub-notificação, e o número de comunidades que se auto-declaram quilombolas passa de 400.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias