Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Cidades do Pará entram em situação de emergência

Terça-Feira, 09/05/2017, 11:42:54 - Atualizado em 09/05/2017, 14:57:45 Ver comentário(s) A- A+

Cidades do Pará entram em situação de emergência (Foto: Cristino Martins/Agência Pará)
(Foto: Cristino Martins/Agência Pará)

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta terça-feira (9), a situação de emergência dos municípios paraenses de Rurópolis, no sudoeste do Estado, e Jacundá, na regiãos sudeste. As cidades são atingidas por exuradas, que causaram danos humanos e materiais, principalmente na área rural.

A medida garante o acesso de prefeituras às ações de apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec-MI) para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje e os reconhecimentos têm vigência de 180 dias. 

Além das cidades paraenses, os municípios de Berilo, Rubelita e Juvenilia, em Minas Gerais, também foram contemplados pela medida, todos afetados pela estiagem.

Os municípios poderão ainda solicitar recursos de apoio emergencial, apresentando um Plano Detalhado de Resposta para a atuação na cidade.  O plano deverá passar por análise antes de ser aprovado e ter o recurso liberado.

(Com informações do Ministério da Integração)



Comentários