plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Alimentação dos pets: ração ou comida caseira?

Quem nunca se deparou saboreando uma comida e seu pet ao seu lado olhando com cara de quem também quer comer? Muitas vezes as pessoas acabam pegando um pouco da comida e dando para o animal. Outros animais estão acostumados comer todos os dias a mesma com

Quem nunca se deparou saboreando uma comida e seu pet ao seu lado olhando com cara de quem também quer comer? Muitas vezes as pessoas acabam pegando um pouco da comida e dando para o animal. Outros animais estão acostumados comer todos os dias a mesma comida que seus donos. Mas será que isso é certo? Muitas pessoas têm dúvidas na hora de alimentar seu animal de estimação. O que é correto: ração ou comida caseira?

Em conversa com a veterinária Michelly Vasconcelos, ela respondeu essa grande dúvida de muitas pessoas. “A alimentação ideal é sempre ração. A ração vem com tudo que o animal necessita para o funcionamento perfeito do seu organismo. O animal até pode se alimentar dos dois (ração e comida caseira), porém se deve ter consciência que não é o mais adequado. E, ressalto ainda, que a comida do animal deve ser feita totalmente diferenciada”, explica.

Ela detalha ainda que o cachorro ou gato pode ter problemas caso consuma uma alimentação errada. “A comida caseira pode causar várias enfermidades no animal como gastroenterites (vômitos e diarreias), gastrite, obesidade, cardiopatia, problemas odontológicos, algumas alergias e intoxicação alimentar”.

Porém, antes de escolher a ração para seu pet é necessário conversar com um profissional para saber qual é a ideal para o seu pet. “Existem várias rações, porém nem todas são de boa qualidade. As rações super premium são as mais adequadas, pois são todas balanceadas com quantidades de proteínas, vitaminas, fibras e minerais, adequada de acordo com a raça do animal”, alerta. Ela diz ainda que dependendo do tipo de ração, as fezes do pet podem ficar mais consistentes ou mais amolecidas, os pêlos podem ficar mais macios ou mais crespos.

Assim como os seres humanos, que adoram comer uma “besteirinha”, um tira gosto, os animais também podem ter esse benefício. “Existem vários petiscos, biscoitos, bifinhos, sorvete, refrigerante, cerveja, sucos, bolos, porém é importante ressaltar que isso é um agrado e nunca deve ser substituto da ração”, afirma a Michelly Vasconcelos.

A alimentação em casa

O casal Paulo e Fátima Costa tem dois cachorros da raça labrador em sua casa. Nala, de 5 anos, e Morena, de 2 anos, se alimentam de ração. Porém, as vezes ganham uns petiscos quando os donos estão comendo.

“Hoje elas só comem ração. O veterinário que acompanha elas, chegou a trocar a alimentação, pois logo no início a Morena não se acostumou e estava perdendo muito peso. Hoje, elas se alimentam de uma ração premium e estão ‘gordinhas’ e saudáveis. Mas confesso que as vezes estou comendo um pão com queijo e acabo dando só um pedacinho para elas”, conta Paulo.

Fátima lembra de outra cadela que eles já tiveram, que também se chamava Nala, da raça Pinche. Ela se alimentava exclusivamente de comida caseira. “Ela comia exatamente a mesma coisa que a gente. Ela adorava comer pão com presunto, bolo e até biscoito recheado. Não sabíamos o mal que estávamos fazendo para ela com ela alimentação”. Nala morreu há cinco anos, com problemas intestinais.

“Eu lembro que até as fezes dela eram diferentes das cadelas que temos hoje. Fedia muito mais e ela sempre tinha dor de barriga. Sem contar que ela soltava muito pelo e sujava a casa inteira”, conta.

(Foto: arquivo pessoal)

A praticidade na hora de alimentar o animal é outro ponto que o casal destaca. “Se a gente precisa viajar, é muito mais fácil deixar os cachorros com alguém ou em um hotel, deixando a ração. Imagina você ter que pedir para outra pessoa cuidar do seu animal e ainda ter que fazer comida? É difícil. Hoje conseguimos ver os inúmeros benefícios da ração”, finaliza.

E você, alimenta seu pet com ração ou comida caseira?

Reportagem: Ana Paula Azevedo

Arte: Maycon Nunes

Coordenação: Diana Verbicaro

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias