plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Morre Marlene Vianna, fundadora da Unama

Faleceu ontem no início da noite, aos 77 anos, a educadora Marlene Coeli Vianna, vítima de parada cardiorrespiratória decorrente de uma insuficiência respiratória. A professora estava internada desde o dia 7 de abril no Hospital Porto Dias, com um quadro

Faleceu ontem no início da noite, aos 77 anos, a educadora Marlene Coeli Vianna, vítima de parada cardiorrespiratória decorrente de uma insuficiência respiratória. A professora estava internada desde o dia 7 de abril no Hospital Porto Dias, com um quadro de pneumonia.

Formada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Marlene Vianna dedicou a vida ao ensino. Foi professora do Instituto de Educação do Pará (IEP) e Colégio Moderno, além de ter comandado algumas das mais importantes instituições de ensino privado do Estado.

Associada aos professores Graça Landeira e Antônio Vaz Pereira, Marlene Vianna adquiriu o Moderno e as Faculdades Integradas do Colégio Moderno (Ficom). Em 1982, o Colégio era o único estabelecimento de ensino do Norte do Brasil a ministrar o ensino desde o jardim da infância até a faculdade.

O Moderno foi também a primeira escola particular a se transformar em faculdade. Em 1987 associada aos professores Edson Franco, Paulo Batista e Davi Mufarrej, Marlene Vianna fundou a União de Ensino Superior do Pará (Unespa), que depois se transformou em Universidade da Amazônia (UNAMA), que se tornaria a maior universidade particular do Norte do país.

Marlene morava sozinha, mas atualmente residia com o sobrinho e pedagogo Luiz Olavo Vianna Matos, em razão de uma reforma na sua casa. “Minha tia não sofria de nenhuma doença. De repente teve essa pneumonia, foi internada e não saiu mais do hospital, disse Luiz, bastante emocionado.

O velório de Marlene Vianna ocorrerá na capela do Max Domini da avenida José Bonifácio e o enterro no mausoléu da família no cemitério de Santa Izabel.

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias