plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sesi inaugura escola sustentável em Ananindeua

Abrigando turmas que vão desde a educação infantil até a educação de Jovens e Adultos, a Escola Sesi Ananindeua foi inaugurada, na manhã de ontem, na Região Metropolitana de Belém (RMB). Localizada na avenida Cláudio Sanders, a unidade dá destaque para o

Abrigando turmas que vão desde a educação infantil até a educação de Jovens e Adultos, a Escola Sesi Ananindeua foi inaugurada, na manhã de ontem, na Região Metropolitana de Belém (RMB). Localizada na avenida Cláudio Sanders, a unidade dá destaque para o conceito da sustentabilidade.

Com um investimento total de mais de R$ 14 milhões, a Escola Sesi Ananindeua foi construída em um terreno de cerca de 5 mil m², doado em 2010 pelo então prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho. Com aulas já iniciadas, a unidade conta com sistemas de tratamento de esgoto, de captação de água da chuva e de geração de energia através de placas solares. A atenção à sustentabilidade não apenas na estrutura do prédio, mas também nas atividades pedagógicas desenvolvidas foi o destaque da inauguração.

Presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), José Conrado Santos destacou que a construção de prédios mais sustentáveis é um desafio que o sistema, através do Sesi e do Senai, já vem adotando. “É um novo conceito que adotamos. Esse prédio, que inauguramos hoje, já foi visitado por representantes de outros Estados para que esse conceito possa ser levado como modelo para outras regiões do país”.

MODELO

Após conhecer toda a estrutura do prédio guiado por estudantes da própria Escola, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, apontou acreditar que o modelo implantado pela Escola Sesi Ananindeua poderá gerar benefícios tanto para o Estado do Pará, quanto para o país em decorrência da inovação gerada. Para ele, o prédio pode servir como projeto piloto para o resto do país. “Temos 1.200 escolas do Senai e 600 do Sesi no Brasil e poucas tem tantos benefícios e sustentabilidade quanto a que a gente está vendo aqui no Pará”, destacou.

Além de representantes da indústria, a Escola também foi visitada por deputados estaduais, vereadores do município de Ananindeua, do Senador da República, Jader Barbalho, e do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Único representante do Senado Federal no evento, o senador Jader Barbalho falou da satisfação em poder estar presente e conhecer a estrutura inovadora da Escola Sesi Ananindeua. “Nesta manhã tivemos um exemplo de otimismo para o Brasil aqui com este espaço. O Brasil precisa de exemplos como este”.

Em Belém especialmente para participar da inauguração, o ministro Helder Barbalho destacou a importância da nova unidade do Sesi estar localizada no município de Ananindeua. “Em 2010, quando doamos este espaço para o Sesi e o sistema Fiepa, estávamos acreditando em quem acredita em Ananindeua”, disse, ao se referir ao período em que era prefeito do município. “Hoje o Sesi entrega para Ananindeua uma das melhores escolas do Pará e do Brasil”.

Apesar de desenvolver suas atividades como ministro em Brasília, Helder destacou que é morador do município de Ananindeua e que, assim como para os demais municípios do Estado, pretende levar investimentos à cidade. “Eu queria me colocar à disposição, como ministro e morador de Ananindeua. Assim como fiz para Belém e outros municípios do Pará, quero poder somar aos esforços da Prefeitura de Ananindeua para trazer obras e investimentos para cá”.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias