plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sudoeste do PA precisa de aeroportos, diz Jader

O Sudoeste paraense é uma das regiões mais afetadas pela falta de mobilidade e condições de deslocamento. Formada por 14 municípios, sua população ultrapassa os 540 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Me

O Sudoeste paraense é uma das regiões mais afetadas pela falta de mobilidade e condições de deslocamento. Formada por 14 municípios, sua população ultrapassa os 540 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo com tamanha importância, a população local sofre com a falta de trafegabilidade das estradas e a ausência de aeroportos e voos regionais.

Quem mora em Novo Progresso, por exemplo, precisa deslocar por mais de 700 quilômetros para conseguir embarcar em um voo para Brasília. Para conseguir embarcar, muitos apelam pela travessia da fronteira com o Mato Grosso para embarcar no aeródromo de Sorriso. Se a opção for Santarém, o deslocamento ultrapasse 850 quilômetros em estradas em má condição de trafegabilidade.

O isolamento, segundo as lideranças locais, vem gerando prejuízos para a população. Em busca de solução para o problema, o presidente do Consórcio dos Municípios do Tapajós, empresário Neri Prazeres, juntamente com o vice-prefeito de Novo Progresso, Gelson Luiz Dill e com o empresário Luiz Ricardo, estiveram em audiência com o senador Jader Barbalho (PMDB), solicitando uma intervenção junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para que sejam viabilizadas obras nos aeroportos regionais.

“O Pará precisa entrar na lista de prioridades da Anac. A maioria dos aeroportos existentes em nosso Estado foram construídos durante minha gestão quando fui governador. O Pará tem dimensões continentais, com a nona maior população do Brasil e apenas 10 aeroportos regionais são autorizados a operar voos diurnos e noturnos com segurança”, informou o senador.

Jader Barbalho vai apresentar sua solicitação ao diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, José Ricardo Botelho. Segundo o senador, é preciso encontrar uma solução para a população da região Norte do Brasil, permitindo assim a retomada do desenvolvimento local.

Ao todo 31 aeroportos – incluindo os aeroportos Internacional de Belém/Val-de-Cans e o Júlio Cezar Ribeiro – são homologados e registrados pela Anac no Pará.

LIMITE DE RESERVAS PREOCUPA PRODUTORES RURAIS

A comitiva de Novo Progresso solicitou atenção do senador para a tramitação no Congresso Nacional das medidas provisórias 756/16 e 758/16. Esta última altera os limites do Parque Nacional do Jamanxim e da Área de Proteção Ambiental do Tapajós, ambos no Pará. O objetivo é permitir a passagem da Estrada de Ferro 170 , a “Ferrogrão”

Já a MP 756/16 altera os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional do Jamanxim e cria a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jamanxim, no Pará. De acordo com Neri Prazeres, que já foi prefeito de Novo Progresso, as medidas afetam diretamente os produtores rurais da região, principalmente de Novo Progresso.

(Luiza Mello/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias