plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Árvore cai e atinge carro, em Belém

Uma árvore da espécie Ficcus desabou por volta das 15h50 de ontem, na travessa Dom Romualdo Coelho, entre a avenida Senador Lemos e a rua Jerônimo Pimentel, no Umarizal, em Belém. Chovia no momento em que o incidente ocorreu. Segundo moradores, uma ventan

Uma árvore da espécie Ficcus desabou por volta das 15h50 de ontem, na travessa Dom Romualdo Coelho, entre a avenida Senador Lemos e a rua Jerônimo Pimentel, no Umarizal, em Belém. Chovia no momento em que o incidente ocorreu. Segundo moradores, uma ventania fez com que o vegetal - que já estava inclinado-, caísse, danificando a fiação elétrica da via e deixando aquele quarteirão sem energia elétrica. Esta é a 10ª árvore que cai em Belém apenas este ano.

Os galhos atingiram um veículo do modelo Siena, que estava estacionado, causando danos materiais. Ninguém ficou ferido. Comandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militar do Pará, o 1º sargento Viana explicou que os bombeiros atenderam ao chamado dos moradores e, após verificar a situação do vegetal, foram acionadas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Celpa.

O trabalho para a retirada dos galhos e tronco, para desobstruir a via, durou cerca de 5h. O vegetal media quase 15 metros e tinha 4 metros de circunferência. De acordo com os moradores da área, a queda do vegetal era um risco já anunciado, uma vez que o vegetal não recebia poda desde 2013. A proprietária do veículo danificado pela queda da árvore, a contadora Mariza Pinheiro Mendes, 65 anos, mora perto de onde a árvore caiu. Ela afirma que desde 2013 vem protocolando ofícios na Semma pedindo também a retirada do vegetal que ocupa a calçada de sua residência. “A gente liga para a Semma e eles dizem que o processo está na Celpa. A do lado caiu e estou com medo que essa daqui caia também”, reclama a moradora.

(Foto: Marco Santos/Diário do Pará)

CARRO

Apesar de o veículo ter seguro, Mariza terá de enfrentar uma burocracia para que seja consertado. “É uma dor de cabeça. Fora que ficarei não sei por quanto tempo sem carro”. O vegetal que caiu ocupava a calçada da casa da pedagoga Elza Batista, 50. Segundo ela, o estrago só não foi maior porque a árvore foi caindo lentamente e os próprios moradores se mobilizaram para evitar que veículos e pessoas transitassem pelo local. Segundo ela, há uma semana, o vegetal “envergou” para frente.

Os moradores então entraram, mais uma vez, em contato com a Semma solicitando a retirada, que estava marcada para ontem (28). “Tive de refazer toda a entrada do pátio da minha casa por 2 vezes porque a raiz danificou. Gravamos até um vídeo denunciando quando ela envergou. Essa situação já era anunciada”, pontua.

Em nota, a Prefeitura de Belém disse que a árvore que caiu estava na programação de retirada, por apresentar problemas. Afirmou ainda que, como o procedimento requer desligamento da rede elétrica, a Semma aguardava a disponibilidade de data da concessionária de energia. A Secretaria de Meio Ambiente afirmou que o vento e chuva acabaram provocando a queda do vegetal.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias