plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Seis dicas para uma boa educação financeira

Em tempos de crise, é importante ter o controle dos gastos. Mas se educar financeiramente não é apenas eliminar as dívidas. É preciso uma mudança no comportamento que envolva toda a família para acabar de vez com o desperdício em casa, manter o bolso tran

Em tempos de crise, é importante ter o controle dos gastos. Mas se educar financeiramente não é apenas eliminar as dívidas. É preciso uma mudança no comportamento que envolva toda a família para acabar de vez com o desperdício em casa, manter o bolso tranquilo e ainda ter uma reserva para eventuais necessidades. A educadora financeira Ana Ferrari ensina quais práticas saudáveis o cidadão pode adotar para ter uma relação saudável com o dinheiro.

Segundo ela, a educação financeira é uma mudança que deve ser feita o quanto antes. Primeiramente, faça um diagnóstico da saúde financeira da família; saiba o quanto está devendo, o quanto ganha por mês e o quanto gasta com despesa rotineira e com gastos extras (veja mais no box ao lado).

O ideal é observar seu orçamento por 30 dias para ter uma avaliação mais realista. “A partir daí, você pode fazer o diagnóstico para saber o que está pesando mais no orçamento e identificar o que pode ser eliminado”. Você pode notar que está gastando mais do que deveria e, assim, empenhar-se para cortar o excesso.

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias