plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Alimentação e exercício garantem qualidade de vida

A busca por um estilo de vida mais saudável tem atraído cada vez mais brasileiros, conforme mostra os dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, do Ministério da Saúde, do ano passado (ve

A busca por um estilo de vida mais saudável tem atraído cada vez mais brasileiros, conforme mostra os dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, do Ministério da Saúde, do ano passado (veja box). Essa mudança de hábito está ligada ao aumento do consumo de alimentos in natura e à prática de atividades físicas. Apesar disso, a obesidade continua sendo preocupante no Brasil.

Segundo a pesquisa, o número de brasileiros com excesso de peso cresceu 26,3% nos últimos 10 anos, atingindo 53,8% da população em 2016. Em Belém, o percentual ficou acima do nacional: 54,4% da população. ”A dica é utilizar menos alimentos industrializados e processados”, pondera a nutricionista e professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará (UFPA), Vanessa Lourenço Costa.

Os alimentos saudáveis cooperam para a melhora da qualidade de vida e reduz o risco de surgimento de diversas doenças, como o diabetes. Ações como a do projeto Educação Alimentar e Nutricional nas Mídias Sociais, desenvolvido pela UFPA -que disponibiliza informações sobre educação alimentar nas mídias sociais-, ajudam a somar mais adeptos à prática.

“O único profissional habilitado para prescrever dietas é o nutricionista”, alerta Lourenço, ao acrescentar que, quem busca hábitos mais saudáveis, deve procurar um profissional que irá orientar o paciente de forma adequada.

Segundo a nutricionista, é possível se alimentar de forma saudável, mesmo com uma rotina agitada, com planejamento sempre no dia anterior. A primeira dica é fazer um café da manhã reforçado em casa. Para quem passa o dia fora, recomenda-se levar Castanha do Pará e frutas como laranja, tangerina e banana para o lanche. Já o almoço pode ser organizado dentro de uma quentinha térmica. “Se alimente com calma e saboreie o alimento. Isso faz com que o nutriente seja melhor aproveitado pelo organismo”, pontua.

ESTILO DE VIDA

O agente administrativo Walace Reis, 31 anos, e a dentista Kazuko Matsumoto, 40 anos, seguem unidos na busca por uma maior qualidade de vida. O casal, que mora no bairro do Marco, em Belém, pratica caminhada ao menos duas vezes por semana. Além disso, Walace mantém a rotina de jogar futebol aos finais de semana desde os 13 anos. Já Kazuko é praticante de Yoga.

A alimentação saudável com rico consumo de frutas e verduras também é indispensável. “Não abrimos mão do alongamento, corrida, caminhada e alimentação porque são importantes para a gente ter saúde e disposição”, diz Kazuko.

A educadora física Kelly Lima, 33, orienta que as pessoas que desejam incluir uma atividade física na rotina primeiro devem procurar o auxílio de um profissional. Se a pessoa é saudável, basta saber que tipo de exercício gosta para que o educador estipule a frequência e a intensidade indicadas. Já para quem tem algum tipo de patologia, como problemas na coluna, é importante procurar ajuda médica antes de pensar na atividade. “A pessoa precisa gostar da atividade para ter estímulo e dar continuidade. O tipo de exercício vai depender das restrições e objetivos de cada um”, esclarece, acrescentando que, para ter um resultado real, é preciso atrelar a atividade a uma alimentação balanceada.

(Pryscila Soares/ Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias