plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
_

Suelen Carvalho lança em Belém seu 1º romance

"O livro tem chegado devagar a alguns bons leitores e é incrível quando me contam o que a leitura causou. O que mais dizem é que não conseguem largar até chegarem ao desfecho”, Suelen CarvalhO (Walda Marques/Divulgação) Após ter lançado seu primeiro roma

"O livro tem chegado devagar a alguns bons leitores e é incrível quando me contam o que a leitura causou. O que mais dizem é que não conseguem largar até chegarem ao desfecho”, Suelen CarvalhO (Walda Marques/Divulgação)

Após ter lançado seu primeiro romance em São Paulo e em Castanhal, respectivamente as cidades onde reside e sua terra natal, a autora paraense Suelen Carvalho lança hoje, em Belém, o romance “O Passado é um Lugar Estrangeiro”, a partir das 20h, na Casa do Fauno, no bairro do Reduto. Com uma narrativa voltada para um segredo descoberto, daqueles que se prefere nunca ter sabido, o livro apresenta Diana, uma mulher misteriosa que deseja se separar desse causo de outrora.

“O livro tem chegado devagar a alguns bons leitores e é incrível quando me contam o que a leitura causou. A leitura crítica da (escritora) Karina Jucá foi importante e virou prefácio do livro. O que as pessoas mais me contam é que não conseguem largar o livro até chegarem ao desfecho. Isso me dá um alívio. Estou finalizando um livro infantojuvenil e comecei um novo romance. Esses são os meus planos após essa estreia”, conta ao Você.

O livro começou a ser escrito como um conto de apenas cinco páginas, em 2011, mas a narrativa a chamou de volta. “Sempre acho que guardar um segredo é muito difícil, não pela fofoca ou porque se precisa contar, mas sim porque gostaria de não saber, não estar envolvida. Então, o próprio segredo foi uma tentativa que fiz de que ele fosse um personagem com que a Diana dialoga e se relaciona”, explica.

“Um amigo meu, que é escritor, foi leitor beta, fez um parecer crítico e disse que ela seria uma neurótica mórbida com relação ao esquecer, à memória, por não querer guardar esse segredo”, completa.

“O Passado É Lugar Estrangeiro” foi finalizado em 2015 e publicado pela editora Patuá. De acordo com a autora, a personagem principal foi melhor elaborada para dar vazão à ficção, ao desenrolar da história, nos anos que se seguiram à escritura do conto germinal.

Outros personagens estão entrelaçados à vida de Diana e seu mistério: o marido e a mãe, além da amiga Marília e das religiosas que ela conhece num convento. A clausura desse ambiente é, para Suellen, a metáfora de uma proteção que Diana busca, pelo que descobriu, e que não significa necessariamente na trama o cerceamento de sua liberdade, mas proteção para a personagem, uma pessoa que quer se separar de seu passado.

“No livro, a relação da personagem com o que descobriu é uma luta feroz, dura, que no final a gente não sabe mesmo quem é que ganha”, comenta a escritora.

Influências de uma escrita feminina

A partir de uma epígrafe do escritor inglês L.P. Hartley, Suelen Carvalho escolheu o título do seu primeiro livro, mas a referência para compor o romance vieram mesmo de outras autoras, principalmente após ela perceber que possuia poucos livros escritos por mulheres. E foi imersa no mundo de Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, as canadenses Alice Munro e Margaret Atwood, e Elvira Vigna - na opinião da estreante a melhor escritora brasileira contemporânea – que ela construiu sua própria trama. “Sempre acho que falar de referências é difícil, eu me sinto sem. Tem muito que eu não sei e não conheço, e desejo conhecer mais. Mas tudo que leio e vivo e tudo que fiz durante o processo do livro me serviram de referência, sobretudo oficinas que fiz em São Paulo de escrita criativa, trocando ideias e discutindo texto e linguagem, sobretudo ficção. Foi um período em que li muitas mulheres e todas essas leituras me ajudaram a encontrar uma voz para esse livro”, revela.

VÁ LÁ

Lançamento de “O Passado É Lugar Estrangeiro”, de Suelen Carvalho
Quando: Hoje, às 19h
Onde: Casa do Fauno (Rua Aristides Lobo, 1061 - Reduto)
Preço do exemplar: R$ 38

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias