plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Manifestantes vão fechar a BR-316 no feriado

A população de Marituba, na Grande Belém, fará um novo protesto contra a permanência do aterro sanitário, administrado pelo grupo Revita, instalado há quase dois anos naquele município. A manifestação será amanhã, dia em que Marituba celebra seu aniversár

A população de Marituba, na Grande Belém, fará um novo protesto contra a permanência do aterro sanitário, administrado pelo grupo Revita, instalado há quase dois anos naquele município. A manifestação será amanhã, dia em que Marituba celebra seu aniversário de emancipação.

Quem pretende sair da capital neste feriado de Tiradentes, certamente, precisará ter paciência, já que o protesto vai começar às 7h e não tem hora para terminar. Em algum momento, os moradores planejam fechar a rodovia BR-316.

Os manifestantes vão se concentrar na praça matriz da cidade, onde também será realizado um ato ecumênico. A ocasião servirá como um instrumento de união, fraternidade e solidariedade entre a população, que vem denunciando diversos prejuízos devido ao funcionamento do aterro. Além disso, haverá ainda uma discussão sobre os danos ambientais causados ao município, a partir da abordagem do tema ‘Cuidado com os biomas brasileiros’, instituído pela Igreja Católica para a Campanha da Fraternidade 2017.

Outro ponto a ser discutido é o descumprimento de medidas socioambientais acordadas entre a empresa com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Segundo os manifestantes, das 25 condicionantes para o funcionamento do aterro, 11 que já extrapolaram o prazo não estão sendo cumpridas. Entre elas está a principal, que é a questão do chorume, que permanece prejudicando a saúde da população.

PARA ENTENDER

A Semas explica que todas as medidas que foram acertadas na última reunião, ocorrida na semana passada, estão sendo conduzidas pelo Governo do Estado.

Já a Guamá Tratamento de Resíduos, empresa onde está instalado o aterro de Marituba, informou anteriormente que “está em intenso ritmo de obras em um investimento superior a R$ 10,3 milhões em melhorias operacionais”.

(Pryscilla Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias