plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Festival de música instrumental Sonido agita Belém

Por trás do modelo econômico do mercado de música, ainda respiram formas alternativas e experimentais de criar arte sonora. Pensando nisso, a Se Rasgum realiza nos próximos dias 21 e 22, a segunda edição do festival Sonido - Música Instrumental & Experime

Por trás do modelo econômico do mercado de música, ainda respiram formas alternativas e experimentais de criar arte sonora. Pensando nisso, a Se Rasgum realiza nos próximos dias 21 e 22, a segunda edição do festival Sonido - Música Instrumental & Experimental. O festival irá promover um espetáculo de música e luzes, trazendo programação inédita em Belém. A entrada é gratuita.

Entre as atrações do Sonido, estão os paulistas “Quartabê” e “Aeromoças e Tenistas Russas”, o brasiliense “Esdras Nogueira”, instrumentista da Móveis Coloniais de Acaju, a banda cearense “Astronauta Marinho” e os shows especiais paraenses de “Lucas Estrela & Uaná System”, “Jardim Percussivo”, projeto do músico Márcio Jardim, “Albery Project” e “Rafael Azevedo & Nêgo Jó”, que se dividem em duas noites gratuitas. No fim de semana do festival, de dentro do mercado de ferro irão soar jazz, rock experimental, afrobeat, música da floresta, guitarrada tropical, música eletrônica e muito mais, no espaço mais vivo da cultura paraense.

SOBRE AS ATRAÇÕES


Um dos nomes nacionais mais requisitados da cena instrumental, Aeromoças e Tenistas Russas (foto acima), toca pela primeira vez em Belém com sua formação clássica do rock, mas experimentando harmonias, elementos rítmicos e diferentes estéticas no som. Também de São Paulo, o quinteto Quartabê trafega confiante pelo free jazz, afrobeat, choro, eletrônico, mas preservando liberdade sonora com instrumentistas experientes do cenário da música brasileira atual.

A cearense Astronauta Marinho (vídeo acima) constrói seu instrumental para uma viagem instrospectiva, transcedental e reflexiva sobre tudo que há entre o céu e o mar, utilizando princípios do rock psicodélico, com camadas infinitas de guitarra e potência rítmica da bateria. Do Distrito Federal, Esdras Nogueira, um dos instrumentistas da Móveis Coloniais de Acaju, traz seu trabalho autoral resultado de pesquisa com seu saxofone barítono, trafegando com suavidade em ritmos tropicais e dançantes, registrados no seu último disco autoral “Nabarriguda”.

Das estrelas paraenses, o duo eletrônico Uaná System (Waldo Squash e Luan Rodrigues) divide o palco com o príncipe da guitarrada Lucas Estrela, num show inédito trazendo diversas referências eletro-tropicais prometendo uma apresentação eletrizante e contagiante. O músico e pesquisador de sonoridades paraenses Albery Albuquerque sobe no palco do Sonido com seu mais recente projeto, Albery Project, elencando diversos artistas que executam suas pesquisas sobre músicas da floresta, destaque internacional pela profundeza de imersão que as pesquisas de Albery conseguem tocar. Muito groove, funk e swing afro estão presentes no repertório dos paraenses Rafael Azevedo & Nêgo Jó, que se encontram pra unir trabalhos com sonoridade negra, deixando o Sonido mais alegre e dançante.

Finalizando a programação, o projeto Jardim Percussivo traz ritmos populares, batuques e sons da floresta, fruto de oficinas de percussão realizadas por Márcio Jardim, um dos músicos mais ativos da cena paraense. Márcio reuniu seus ex-alunos para criar um projeto que contemple sonoridades nortistas ligadas à povos onde a música sempre esteve atrelada à religião ou a uma função social na cultura milenar afro-amazônica.

SERVIÇO: 2º SONIDO - MÚSICA INSTRUMENTAL E EXPERIMENTAL

21 e 22 de abril, a partir de 19h

Mercado de Carnes Francisco Bolonha - Ver-o-Peso

ENTRADA GRATUITA

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

21 de abril - Sexta-feira

ESDRAS NOGUEIRA (DF)

AEROMOÇAS E TENISTAS RUSSAS (SP)

RAFAEL AZEVEDO & NÊGO JÓ

JARDIM PERCUSSIVO

22 de abril - Sábado

QUARTABÊ (SP)

UANÁ SYSTEM & LUCAS ESTRELA

ASTRONAUTA MARINHO (CE)

ALBERY ALBUQUERQUE

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias