plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Quais as doenças que podem afetar seu pet?

A relação com o animal de estimação é uma coisa especial, fazendo com que aquele bichinho rapidamente se torne parte da família. Aí é conviver da melhor forma com o pequeno companheiro, dando comida, carinho, atenção e levando para passear. Mas isso não é

A relação com o animal de estimação é uma coisa especial, fazendo com que aquele bichinho rapidamente se torne parte da família. Aí é conviver da melhor forma com o pequeno companheiro, dando comida, carinho, atenção e levando para passear. Mas isso não é o suficiente para cuidar do seu pet. Animais também ficam doentes e precisam de cuidados constantes, necessitando atendimento médico regular como qualquer humano.

"Muitas vezes quando uma família pega um animal para si, não tem noção real das necessidades dele. É um ser vivo como nós, tendo que ter os mesmos cuidados. Tem que ter higiene, cuidados com a alimentação, visitas regulares ao veterinário. Eles ficam doentes que nem nós, precisando dos mesmos cuidados", afirma a veterinária Deline Guimarães. "E, ficando doente, precisam do mesmo tratamento, incluindo medicação, internação hospitalar e cirurgias".

Ela explica que os animais possuem doenças específicas para cada espécie, mas que muitas delas são bem familiares aos seres humanos. "Há doenças que afetam apenas cães e gatos, mas outras são as mesmas que afetam humanos, como diabetes, tumores, micoses, câncer, depressão e mesmo a gripe", continua Deline. "Há ainda o risco do animal transmitir algumas doenças aos humanos, como sarnas, lombrigas e doenças provenientes de carrapatos, como lyme".

Alguns cuidados básicos, como exercícios físicos, alimentação adequada e vacinação, podem prevenir diversas doenças. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ainda há uma outra questão importante quando se fala de doenças que afetam animais: a raça do seu bichinho influencia em que problemas ele pode ter no futuro. E muito! "Animais de raça realmente têm uma pré-disposição maior para ter certas doenças, tanto por uma questão genética quanto pela estrutura física do animal. O pug costuma ter problemas relacionados com a respiração, raças como golden e pastor alemão têm mais facilmente problemas nas juntas, o buldogue problemas nos quadris, outras como o dobermann tem problemas no coração mais facilmente", afirma a veterinária. "Com a mistura de diferentes raças, os vira-latas realmente têm maior resistência. Mas é preciso frizar que isso não significa que ele não ficará doente. Deve tomar os mesmos cuidados que outras raças, com vacinas, exercício e visitas ao veterinários".

A dica para o seu companheiro animal, então, é a mesma que para qualquer outro membro de sua família: a prevenção. "Sempre ter o cuidado com o seu animal, levando ao veterinário e seguindo as orientações que ele passar. Dar vitaminas, banhos regulares, procurar por carrapatos e sintomas de outras doenças são atitudes simples que podem salvar a vida do seu companheiro. Além disso, o tratamento de cães e gatos pode ser extremamente caro. Então, além de tudo, ainda há uma questão de economia", completa Deline. Então, vamos dar mais atenção para a saúde do seu bichinho?

DOENÇAS COMUNS

Doenças de pele, infecções, inflamações, problemmas físicos e psicológicos. Muitos males podem atingir o seu animmal de estimação, e até mesmo você. Veja a seguir algumas das doenças mais comuns que podem afetar seu animal - lembrando que, para todas elas, a recomendação é a mesma: leve antes seu animal ao veterinário e siga suas orientações:

ALERGIA ALIMENTAR
O que é: alergia similar a dos humanos, provocada quando o organismo do animal é afetado por determinados componentes de alimentos, como conservantes e corantes, causando irritações, coceira, vermelhidão, vômito e diarréia.
Prevenção: alimentar seu cão com rações de qualidade, evitar dar banhos em excesso no animal, que diminuem a proteção natural da pele, e higienizar o a vasilha de comida do pet após cada refeição.
Tratamento: substituição da ração e medicamentos.

ERLIHIOSE

O que é: mais conhecida como "doença do carrapato", é uma infecção causada pela transmissão de bactérias ao sangue do animal através de carrapatos, causando febre, vômito, depressão, anemia, hemorragia, insuficiência renal e inflamações, podendo ser fatal.
Prevenção: aplicar regularmente remédios para parasitas, que evita a infestação no animal, e catar o bicho na procura por carrapatos, principalmente após o passeio.
Tratamento: medicamentos. Quanto mais cedo iniciado o tratamento, mais chances o animal tem de sobreviver.


OTITE

O que é: inflamação do ouvido, que pode ter origem por parasita, bactéria, fungo ou infecção. Causa dor ao animal, além de secreção pelo ouvido. Se não for cuidada, pode se desenvolver para um quadro mais grave, como inflamação generalizada.
Prevenção: evitar a entrada de água nos ouvidos e secar bem a área após o banho. A limpeza da área mais interna deve ser feita por um profissional, em um pet shop, para não prejudicar o animal.
Tratamento: medicamentos espeíficos para a causa da otite, coma antibióticos, antifúngicos ou antiparasitários.

SARNA

O que é: doença provocada por ácaros que causam danos à pele do animal, como coceira, feridas, queda de pelos e secreções de forte odor. Muitas vezes são a porta de entrada para infecções oportunistas, nas feridas das sarnas, causando maiores problemas ao animal.

Prevenção: evitar dar banhos em excesso ao animal e higienizar os locais que ele frequenta. Evitar o contato com outros animais já doentes.
Tratamento: aplicação de medicamento no local das sarnas e banhos especiais. Em alguns casos, é necessário apliar medicação oral ou injetável, mas deve ser indicada por um veterinário.

Doenças como sarnas são um problema comum em animais. (Foto: reprodução)

GIARDÍASE

O que é: doença parasitária causada através da ingestão dos cistos presentes nas fezes de animais infectados. Afeta o sistema digestivo do animal, causando perda de peso, desidratação, dores abdominais, diarréia e vômito.
Prevenção: higienização do animal, da vasilha de comida antes e depois de cada refeição e dos locais que o animal frequenta. Há também vacina contra o parasita.
Tratamento: medicamento antiparasitário receitado por um veterinário.

OBESIDADE

O que é: excesso de gordura no organismo, causado por dieta inadequada, sedentarismo ou questões genéticas. Aumenta o risco do surgimento de diabetes, hipertensão, problemas nas articulações, doenças cardiovasculares e problemas psicológicos.
Prevenção: dar ração de boa qualidade e em quantidades adequadas, evitar petiscos em excesso e exercitar seu animal através de brincadeiras e passeios.
Tratamento: reeducação alimentar, exercícios físicos e acompanhamento veterinário.

DEPRESSÃO

O que é: melancolia excessiva do animal, similar ao problema em humanos, causando a falta de apetite e disposição, mudança de comportamento, e feridas causadas pelo hábito de se lamberem e se conçarem constantemente. Geralmente ocorre devido ao abandono do animal, separações de filhotes ou donos e solidão.
Prevenção: dar atenção ao animal, com carinhos, passeios e brincadeiras.
Tratamento: similar à prevenção, o indicado é estreitar a relação dos animais com os donos, através de atividades conjuntas.

DISPLASIA DA ANCA

O que é: uma má formação na articulação que liga a pata traseira à cintura do animal, provocando dificuldades de caminhar, correr, saltar e brincar. Causa dores no animal, atrofiação da patas traseiras e, em alguns casos, obesidade devido à falta de exercício.
Prevenção: a doença é hereditária, com o cão já nascendo com a má formação. Alguns veterinários recomendam a castração de animais com a doença para evitar a proliferação do quadro.
Tratamento: fisioterapia, exercícios e medicamentos para aliviar a dor. Em alguns casos, é possível fazer uma cirurgia para reverter o quadro em filhotes ou para a colcação de próteses.

RAIVA

O que é: causada por um vírus transmitido pela saliva, a raiva atinge o sistema nervoso do animal, provocando mudanças de comportamento, espasmos, fotofobia (medo de luz) e hidrofobia (medo de água). Em pouco tempo, evolui para um quadro de salivação excessiva, agressividade, falta de apetite, paralisia e, consequentemente, a morte.
Prevenção: vacinação.
Tratamento: Não há tratamento à doença, e o animal infectado é eutanasiado.



Reportagem: Gustavo Dutra

Coordenação: Diana Verbicaro

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias