plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Servidor público homossexual adota criança

O primeiro servidor público assumidamente homossexual no Pará a adotar uma criança e conseguir uma licença de 120 dias para cuidar da filha foi Luiz Maximiano Fernandes, professor de Filosofia, lotado numa escola da rede estadual de ensino, no município d

O primeiro servidor público assumidamente homossexual no Pará a adotar uma criança e conseguir uma licença de 120 dias para cuidar da filha foi Luiz Maximiano Fernandes, professor de Filosofia, lotado numa escola da rede estadual de ensino, no município de Tracuateua, nordeste paraense. “Depois de conseguir a adoção, eu corri atrás dessa licença e a conquistei como se fosse um troféu”, recorda o professor.

Ele foi beneficiado graças ao parecer favorável emitido pela consultoria jurídica da Secretaria de Estado de Administração e confirmado pela Procuradoria Geral do Estado. Luiz lembra que inicialmente o pedido dele fora negado pela assessoria jurídica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que justificou não encontrar amparo legal para atender à solicitação do funcionário.

“Não desanimei e tomei por base o próprio Estatuto da Criança e Adolescente para insistir na licença porque precisava de tempo para cuidar da minha filha”, detalha.Luiz recorreu e o núcleo jurídico da Seduc decidiu então encaminhar o pedido do professor para a consultoria jurídica da Sead, que fez uma leitura humanizada da lei e concedeu o benefício. “O caso do professor Luiz Maximiano ilustra a aplicação do direito de forma inovadora e baseada nas decisões dos tribunais. Essas decisões judiciais e administrativas refletem, em última análise, a dinâmica social e a concepção moderna de família e devem ser seguidas na Administração Pública, independente da convicção individual sobre o tema”, ressalta Aparecida Varanda, presidente da Associação dos Consultores Jurídicos do Estado (Aconjur).

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias