plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Servidores estaduais vão parar as atividades

Para reivindicar reajuste salarial e melhorias no ambiente de trabalho, servidores públicos do Pará vão paralisar suas atividades, a partir da tarde de hoje. A paralisação vai até amanhã. A categoria fará um protesto em frente à Secretaria de Estado de Ad

Para reivindicar reajuste salarial e melhorias no ambiente de trabalho, servidores públicos do Pará vão paralisar suas atividades, a partir da tarde de hoje. A paralisação vai até amanhã. A categoria fará um protesto em frente à Secretaria de Estado de Administração (Sead) para pressionar o Governo do Pará a atender as reivindicações.

A manifestação faz parte do calendário de mobilização definido no dia 30 de março passado, pelo Fórum de Entidades Sindicais, que reúne 23 sindicatos de servidores estaduais. O movimento de paralisação continuará amanhã, quando os servidores voltam a se reunir em assembleia-geral, às 9h, na Praça da República.

“Durante a assembleia, vamos avaliar a reunião com a Sead e definir se faremos ou não movimento de greve”, informa o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Pará (Sepub), Ezequiel Sarges. Segundo a coordenadora geral de política sindical do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde do Estado do Pará (Sindsaúde), Miriam Andrade, abril já é marcado pela luta pelo reajuste salarial.

MOBILIZAÇÕES

Diversas mobilizações já foram feitas para entender as necessidades de cada local e envolver os servidores de todo o Estado na causa, como na maternidade neonatal Santa Casa e no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. No entanto, a coordenadora afirma que até então o governador Simão Jatene não apresentou nenhuma solução. Para Andrade, a atitude do governador mostra intransigência. “Queremos respeito e valorização. Como pode o filho (Beto Jatene) e a filha do governador (Izabela Jatene) desfrutarem de altos salários, enquanto os servidores têm de passar por necessidade?”, reclama. A Assessoria do Governo confirma a reunião para as 15h de hoje e diz que sempre manteve o diálogo aberto.

"Jatene está fazendo o pior que poderia, tirando a dignidade dos trabalhadores”, Tereza Moraes, Servidora estadual

Ontem foi dia de paralisação no Laboratório Central

No Laboratório Central do Pará (Lacen), os servidores pararam as atividades na manhã de ontem (17). Segurando cartazes como “Chega de ataques, Jatene: reajuste aos servidores já!”, a categoria exigiu reajuste salarial e extensão da gratificação do risco de vida a toda a categoria.

O Lacen recebe amostras de exames dos 144 municípios do Pará para análise de alta complexidade, como testes de HIV e hepatite. Cerca de 300 servidores atuam no laboratório. Contudo, o salário não é reajustado de acordo com o aumento do salário mínimo há 3 anos e faltam recursos humanos e equipamentos para garantir a máxima eficácia dos serviços.

SITUAÇÃO

Tereza Moraes, 47 anos, é servidora do Estado há 26 anos. Ela afirma que a situação piorou desde que Simão Jatene assumiu o Governo, em 2010. “Jatene está fazendo o pior que poderia, tirando a dignidade dos trabalhadores”. Já a farmacêutica Ilvanete Almeida, 49, trabalha no Lacen há 14 anos. “Aqui, realizamos serviço de excelência, que não é valorizado. Nosso salário está muito fora da realidade”.

O farmacêutico bioclínico Heliomar Miranda, 50, atua no setor de toxicologia, que faz análise dos produtos para o mercado e o controle da água em todo o Estado. Para ele, o descaso do Governo prejudica muito a população. “O Lacen é responsável por garantir a qualidade da água e dos produtos que são consumidos e, por isso, deveria receber a devida atenção”, afirma

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias