plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Águas do Velho Chico chegam a Campina Grande

As águas do Rio São Francisco, o ‘Velho Chico’, chegaram ontem (13) à região de Campina Grande (PB), onde vão assegurar o abastecimento de mais de 716 mil pessoas, em 18 municípios. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, visitou o reservatór

As águas do Rio São Francisco, o ‘Velho Chico’, chegaram ontem (13) à região de Campina Grande (PB), onde vão assegurar o abastecimento de mais de 716 mil pessoas, em 18 municípios.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, visitou o reservatório Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, e destacou o esforço dos envolvidos para cumprir a meta de levar, ainda este mês, a água ao local, que vive uma das maiores secas dos últimos anos.

A estrutura começou a receber a água do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, inaugurado no dia 10 de março.

O ministro destacou a importância do cumprimento do cronograma do Governo Federal, que havia garantido a chegada da água em abril.

“Poder cumprir com os prazos faz com que a população possa ter a certeza da nossa atenção e priorização para o enfrentamento dessa seca, que tem trazido sofrimento a essa região”, disse Helder.

“Desde 2011 não passava água aqui, e poder ver a água chegando hoje (ontem), forte, é a certeza de que todos que já sofreram podem ter um futuro novo de prosperidade, de produção e qualidade de vida”.

Nas próximas duas semanas, o Governo da Paraíba reforçará as captações para levar água, além de Campina Grande - 2ª maior cidade do Estado -, aos moradores de mais 17 cidades: Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó e Cabaceiras.

CURSO

Depois do reservatório Boqueirão, a água continuará seguindo o curso do rio Paraíba até a barragem Acauã, para beneficiar mais 132 mil habitantes em mais 12 cidades, por meio de sistemas de distribuição de água já implantados. São elas: Aroeiras, Gado Bravo, Itaituba, Ingá, Mogeiro, Juarez Távora, Itabaiana, Salgado de São Félix, São José do Ramos, Pilar, Juripiranga e São Miguel de Taipu.

O tratamento e a distribuição da água do Projeto São Francisco são de responsabilidade das companhias estaduais de abastecimento. O Ministério da Integração apoia financeiramente as obras e acompanha as etapas do processo. Na Paraíba, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) está encarregada de levar água às torneiras das famílias.

Helder anunciou também que o Ministério da Integração Nacional já iniciou a licitação para a execução da adutora de engate rápido de Piancó.

“Essa é uma medida emergencial que visa diminuir o sofrimento da população da região, garantindo acesso ao abastecimento de água”, informou. “A nossa previsão é de que, no período de uma semana, estaremos concluindo esse processo. A partir daí, analisaremos as propostas e faremos o julgamento, para podermos concluir a contratação".

INVESTIMENTOS

Eixo Leste - O 1º município paraibano que recebeu as águas do Rio São Francisco foi Monteiro, com 33 mil habitantes. Sertânia, com 35 mil moradores, também está sendo contemplada.

O Eixo Leste conduz as águas do ‘Velho Chico’ por 217Km, entre canais, 6 estações de bombeamento,
aquedutos e túnel.

A captação do rio é realizada no lago de Itaparica, entre os municípios pernambucanos de Floresta e Petrolândia. Ainda passa por mais duas cidades no Estado: Custódia e Sertânia, antes do seu destino final na Paraíba.

Eixo Norte - No último dia 7, o Ministério da Integração Nacional confirmou o consórcio Emsa-Siton como vencedor da licitação que continuará a obra da 1ª etapa.

A previsão é de que o contrato seja assinado ainda em abril.

Os Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte deverão ser beneficiados pelo Eixo Norte, no 2º semestre deste ano, após contratação dos serviços necessários à passagem do rio. O Eixo Norte tem 94,63% de suas obras concluídas.

Quando finalizados, os 2 eixos - Norte e Leste - de transferência de água do Projeto São Francisco levarão água para mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Cerca de 390 municípios serão atendidos.

O Governo Federal executa outras ações para ampliar a oferta de água nas regiões que sofrem com a seca prolongada.

Desde que Helder Barbalho assumiu a Pasta, em maio de 2016, foram investidos R$ 331,9 milhões no Estado para a continuidade da execução da Vertente Litorânea Paraibana - a mais importante obra estruturante da Paraíba -, além da construção de açudes, ações como a Operação Carro-Pipa Federal e a implementação de adutoras de engate rápido.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias