plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Novo procurador promete combater a corrupção

A estruturação das promotorias de Justiça e o combate à corrupção estão entre as principais prioridades do novo procurador-geral de Justiça do Pará Gilberto Valente. A solenidade de posse foi realizada, anteontem, no Hangar Centro de Convenções, para mais

A estruturação das promotorias de Justiça e o combate à corrupção estão entre as principais prioridades do novo procurador-geral de Justiça do Pará Gilberto Valente. A solenidade de posse foi realizada, anteontem, no Hangar Centro de Convenções, para mais de 300 convidados.

Conhecido no meio jurídico pelo empenho no combate à criminalidade no Estado, Valente prometeu se empenhar para barrar a improbidade administrativa, a corrupção e outros crimes de natureza econômica, que, segundo ele, atingem sensivelmente a sociedade brasileira. “Essa tem sido a minha marca e quero continuar implementando a mesma política, combatendo esse mal que a sociedade enfrenta”, destacou o novo procurador.

Gilberto Valente entra para a história do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) como o 1º promotor de Justiça a assumir a procuradoria-geral. A mudança se tornou possível graças a uma alteração na Lei Orgânica do MP. Antes, só os procuradores de Justiça podiam assumir o cargo.

AÇÃO

A solenidade reuniu em um só ambiente o agora ex-procurador-geral de Justiça Marcos Antônio das Neves e o governador Simão Jatene, que entraram juntos na abertura da solenidade. Os dois não trocaram palavras durante toda a sessão. A pedido de Neves, Jatene se tornou réu em ação civil pública, acusado de favorecer o próprio filho, Beto Jatene, que abastecia os veículos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar em seus postos de combustíveis. O ex-chefe do MPPA não quis comentar o assunto, mas adiantou que o combate à improbidade administrativa é uma tendência em todo o País. “O Brasil está mais atento à corrupção e o Ministério Público não vai mudar esse foco”, afirmou.

Presente à solenidade, o ministro da integração nacional, Helder Barbalho, enalteceu o histórico de Valente como um dos promotores mais conceituados do Pará. “Trata-se de uma pessoa com muitos serviços prestados ao Pará e ao Ministério Público, o que o credencia para fazer uma grande gestão”, comentou Helder. O mandato do novo procurador-geral irá até o ano de 2019.

PRIORIDADES

O promotor foi o segundo mais votado da lista tríplice encaminhada ao governador Simão Jatene. Ele garantiu que se sente à vontade para assumir o cargo e disse que lutará, ainda, pela priorização dos direitos fundamentais, como o Meio Ambiente e os direitos da juventude e infância, além da independência e prerrogativa do MPPA.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias