plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

PMs acusados de homicídio são absolvidos em Belém

Os policiais militares Jorge Luis Cardoso Aquele e Paulo Reginaldo Correia Batista foram absolvidos no julgamento pela morte do Jovem Gustavo Russo, em 2005. Os jurados acataram a tese defensiva de negativa da autoria do homicídio. O julgamento teve iníc

Os policiais militares Jorge Luis Cardoso Aquele e Paulo Reginaldo Correia Batista foram absolvidos no julgamento pela morte do Jovem Gustavo Russo, em 2005. Os jurados acataram a tese defensiva de negativa da autoria do homicídio.

O julgamento teve início às 8h desta quinta-feira (06), no Fórum Criminal, em Belém. O jovem foi morto pelos policiais militares Jorge Luis Cardoso Aquele e Paulo Reginaldo Correia Batista, durante uma operação, enquanto era mantido refém pelo assaltante Lucivaldo Cunha Ferreira, que também foi morto.

O crime ocorreu há 12 anos, no bairro do Marco, mas até hoje a família da vítima luta por justiça.

Dos oito policiais militares envolvidos, cinco foram condenados e três absolvidos, já ano de 2010. Logo em seguida, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) ingressou com um recurso junto ao Tribunal de Justiça do Estado que revogou a decisão do júri popular. Um dos acusados absolvidos, José Augusto da Purificação Ferreira, faleceu. Paulo Reginaldo Corrêa Batista e Jorge Luiz Cardoso acabaram sendo absolvidos na noite desta quinta.

O caso

O belenense Carlos Gustavo Russo, na época com 27 anos, atuava como promotor de eventos e ajudava a tocar o negócio da família. Era o braço direito da mãe, Iranilde Russo, 65. No dia de sua morte, ele completava três anos de casado com Lidiane, com quem planejava ter filhos.

Um laudo técnico expedido pelo Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves apontou que foram deflagrados 50 tiros de pistolas e escopetas dos policiais, que estavam em três viaturas. Deste total, 22 atingiram o veículo e sete acertaram Gustavo Russo.

No total, oito PMs estavam envolvidos no crime e foram a júri. Cinco foram condenados e três absolvidos, em 2010. Em seguida, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) ingressou com um recurso junto ao Tribunal de Justiça do Estado, que revogou a decisão do júri popular.

Até hoje a família de Gustavo não recebeu a indenização do Estado por danos morais. O processo continua tramitandona Justiça 12 anos após o crime.

(Com informações do TJ PA e Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias