plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Golpe na CBF impõe séria derrota ao futebol

Sinais de evolução  O vendaval parece ter amainado e o futebol do Papão começa a aparecer. Por isso, o aspecto mais importante da vitória sobre o Águia na sexta-feira foi a constatação de que Marcelo Chamusca encontrou o caminho que leva ao sonhado encai

Sinais de evolução

O vendaval parece ter amainado e o futebol do Papão começa a aparecer. Por isso, o aspecto mais importante da vitória sobre o Águia na sexta-feira foi a constatação de que Marcelo Chamusca encontrou o caminho que leva ao sonhado encaixe tático, usando mão de jogadores que já estavam disponíveis na Curuzu.

O segredo está na nova configuração do meio-de-campo, que agora atua com um armador à frente de dois volantes. Enquanto o técnico insistia com os três volantes, as jogadas elaboradas não aconteciam e o time ficava absolutamente previsível.

Os desafios enfrentados em Marabá foram superados pela boa produção coletiva e o brilho individual de cinco jogadores – Alfredo, Leandro Carvalho, Wesley, Will e Ayrton. Todos se beneficiaram diretamente do eficiente trabalho da meia-cancha.

Depois da natural pressão inicial imposta pelo Águia, o Papão foi se adaptando ao gramado e equilibrou as ações já por volta dos 20 minutos. Resguardado na defesa, o time começou a procurar o gol. Encontrou aos 34 minutos, em jogada que evidencia o entrosamento do time.

Wesley roubou bola junto à linha lateral e armou um contra-ataque perfeito. Leandro Carvalho foi lançado e passou a bola para Alfredo avançar até a linha de fundo. O cruzamento saiu rasteiro, passando pelo goleiro e chegando a Will, que entrou de carrinho para fazer o gol.

Na etapa final, o esforço do Papão foi para controlar as tentativas de Tiago Mandií, Eric, Vinícius e Ednaldo, os mais perigosos e lúcidos do Águia.

Já com Capanema e Sobralense substituindo a Wesley e Diogo Oliveira, o time resistiu até os 29 minutos. Mandií foi lançado na direita e acabou derrubado por Hayner quando se preparava para cruzar. Ednaldo cobrou o penal e empatou.

A pressão aumentou, mas a firmeza do Papão no meio impedia que o jovem time do Águia conseguisse ajustar uma boa sequência de ataques.

Seguro nos desarmes, o Papão passou a se beneficiar do avanço de Ayrton no espaço deixado por Ednaldo. Foi assim que nasceu o gol mais bonito da noite, novamente pelo lado direito.

O lateral recebeu a bola, tocou para Sobralense, que devolveu de letra. Ayrton apareceu à frente e bateu rasteiro, desempatando o jogo, aos 38’. Um lance nascido da combinação de esforço coletivo e méritos individuais, como Chamusca tanto defende.

Golpe na CBF impõe séria derrota ao futebol

Mestre Tostão foi o primeiro a cantar a pedra sobre a nova artimanha da CBF. Em meio à excelente arrancada da Seleção Brasileira nas Eliminatórias, Marco Polo Del Nero articulou e conseguiu modificar o estatuto da entidade, aumentando ainda mais o poder eleitoral das federações estaduais, que passam a ter votos com peso três contra peso 2 dos clubes da Série A e peso 1 dos integrantes da Série B.

O ardil pode ser assim explicado: se as 27 federações estaduais fecharem apoio a um mesmo candidato à presidência da CBF ele terá 81 votos, quantidade suficiente para derrotar os votos dos clubes (60).

A manobra frustrou quem acreditava que a partir do Profut se alcançaria finalmente o equilíbrio natural das coisas, estabelecendo que o colégio eleitoral da CBF fosse composto por 40 votos de clubes e 27 de federações.

Para se ter ideia do tamanho do prejuízo, a alteração deixou o conjunto de votos dos clubes, das séries A e B, com o mesmo peso que tinham antes apenas os da Série A – 42,5%. A elite do futebol brasileiro fica assim reduzida a 28% dos votos no pleito da CBF.

O fato é que a CBF impôs na marra os conceitos de seus arcaicos (e espertos) dirigentes, segundo os quais as federações são representantes naturais dos clubes. É de conhecimento até do reino mineral que os clubes são muito mais importantes e que quase sempre marcham em sentido contrário ao das entidades estaduais que bancam a cada vez mais antidemocrática CBF.

Bola na Torre

Guilherme Guerreiro comanda o programa, a partir das 20h45, na RBATV. O técnico Marcelo Chamusca (PSC) é o convidado. Participações de Giuseppe Tommaso e deste escriba de Baião.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias