plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Entidades fazem reivindicações a Sarney Filho

A Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) promoveu, ontem, um almoço do Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, com o setor produtivo. Na ocasião, o presidente da Fiepa, José Conrado Santos, entregou um documento do Fórum das Entidades Empresariais

A Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) promoveu, ontem, um almoço do Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, com o setor produtivo. Na ocasião, o presidente da Fiepa, José Conrado Santos, entregou um documento do Fórum das Entidades Empresariais do Pará, falando sobre o excesso de regulamentação imposta ao setor produtivo, a falta de segurança jurídica na atuação dos órgãos ambientais, o que restringe as possibilidades de investimentos produtivos, e a ameaça a determinados setores, como a pecuária e o florestal.

“Observamos setores tradicionais e que já foram pujantes, como a madeira, com várias empresas fechadas. A vinda do ministro ao Pará, muito esperada pelas entidades empresarias e pela própria Federação, nos mostra que os órgãos de meio ambiente possam dialogar de forma mais próxima a partir de agora”, disse José Conrado.

Outro ponto reivindicado foi o ressarcimento aos estados e municípios dos valores econômicos/financeiros subtraídos, inclusive de seu potencial econômico, presente e futuro, pela criação de unidades de conservação, sob qualquer rótulo.

BELO MONTE

Além disso, o documento também apontou que a energia da hidroelétrica de Belo Monte será 30% mais cara do ponto de vista de seus custos de capital, onerando assim a conta de luz dos brasileiros. Um dos motivos que levaram a esse custo, ponderam as entidades de classe, foi a diminuição do lago de acumulação de água, por pressão de ambientalistas, e a paralisação da obra por mais de 400 dias por ações judiciais.

Em seu discurso na Fiepa, o Ministro disse que novas diretrizes facilitarão a viabilidade econômica de novos e atuais empreendimentos. “Sabemos que a questão ambiental melhorou muito no Brasil e a tecnologia trabalhou bastante a nosso favor. Agora queremos desburocratizar a lei, trazer mais segurança jurídica aos investimentos, mas sem facilitar ilegalidades”, garantiu Sarney Filho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, participou do almoço e comemorou a aproximação com o Governo Federal. “Hoje realizamos uma reunião de alinhamento entre o Governador Simão Jatene e o Ministro Sarney e poderemos começar a caminhar próximos para manter ações de interesse conjunto, como o combate ao desmatamento e a retomada do setor madeireiro, que gera empregos para milhares de pessoas”, afirmou.

Ministro esteve em inauguração de Centro de Monitoramento Ambiental

Sarney Filho esteve em Belém para uma extensa lista de ações que incluiu a inauguração do Centro Estadual de Monitoramento Ambiental (Cimam), um sistema de fiscalização on-line que vai contribuir para a fiscalização ambiental em toda Amazônia.
O dia dele começou no Palácio do Governo, onde foi recebido pelo governador Simão Jatene e outras autoridades. “Vamos fazer as parcerias necessárias com o Estado, porque não temos o que oferecer, e sim o que receber”, avaliou o ministro, ao final da visita.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias